Como manter sua pele radiante o ano todo

A nossa pele está constantemente exposta a diversas agressões, como queimaduras solares, ressecamento causado pelo frio, irritação. Apesar da existência de tantos fatores que colocam a beleza e a saúde dela em risco, é possível mantê-la saudável e radiante separando apenas poucos minutos do seu dia e deixando certos hábitos de lado.

A primeira recomendação é dormir bem. Durante o dia, as células da pele trabalham para protegê-la das agressões externas. À noite, enquanto você descansa, elas continuam despertas, funcionando e se multiplicando a todo o vapor – é o momento, inclusive, que a pele está mais receptível aos cremes. Por isso, poucas horas de sono atrapalham esse processo de renovação celular. Conselho? Tome um banho relaxante com um sabonete nutritivo antes de dormir, assim você relaxa, nutre sua pele e se prepara para um sono reparador.

Falando em banho: a esfoliação ajuda a remover as células mortas que ficam depositadas na epiderme (a parte mais superficial da pele). Ao eliminar essa camada, outra muito mais radiante e lisinha aparece no lugar.

Além disso, uma boa alimentação e uma rotina de exercícios também estão intimamente ligadas à boa aparência da pele. A primeira fornece os nutrientes necessários para manter os tecidos funcionando a mil – inclua no prato frutas e legumes antioxidantes (aqueles de cor vermelha e alaranjada), e fontes de ômegas-3, 6 e 9, como peixe e oleaginosas (castanha, amêndoa, nozes). Já o exercício auxilia a saúde da pele em duas frentes: com o aumento da circulação, ele oferece mais oxigênio à pele e a transpiração dá uma mãozinha na eliminação de toxinas.

Por último e não menos importante, para um cuidado completo não pode faltar a proteção solar. Os raios UV são os principais responsáveis pelo envelhecimento cutâneo – mais até do que o passar dos anos! Por isso, ainda que o dia esteja nublado, passe protetor solar em todas as áreas do corpo que ficarão expostas.

Saiba mais