5 dicas de como dar banho em criança e torná-lo uma diversão!

criança tomando banho



Estimular a higiene pessoal é fundamental para evitar doenças que podem prejudicar o desenvolvimento das crianças. Mas como dar banho em criança sem causar estresse e aquele temido chororô?

Algumas crianças no banho podem não entender a necessidade desse hábito de higiene. Cabe aos pais a tarefa de fazer os filhos entenderem os benefícios do banho, e o melhor caminho é o da diversão!

Neste conteúdo, aprenda a dar banho em criança com mais facilidade, sem deixar as brincadeiras de lado. Vamos lá!
 

Como dar banho em criança em 5 dicas valiosas

Aprendendo a como dar banho em criança, papais e mamães não só deixam os pequenos livres das bactérias, mas também garantem mais praticidade na hora da higiene pessoal.

A seguir, conheça cinco dicas especiais que podem te ajudar nessa missão. Afinal, a criançada também merece ter a pele macia e o cabelo bonito naturalmente.

1. Conte histórias

Na hora do banho, que tal contar histórias para prender a atenção dos pequenos? Além de distrair, essa é uma ótima opção para ensinar os cuidados com a saúde, de forma mais divertida e prazerosa.

Sem contar que isso fortalece os laços afetivos com o seu(sua) filho(a)!

Além disso, você pode usar o celular para tocar músicas educativas, especialmente aquelas que mostram a importância do banho para a saúde das crianças.

2. Faça brincadeiras

Outra dica valiosa é fazer do banheiro um verdadeiro palco de brincadeiras. Isso faz com que o momento se torne mais prazeroso, menos estressante e muito mais divertido. 

Algumas brincadeiras que você pode fazer, são:

  • fazer desenhos no box;

  • adivinhar o nome das partes do corpo;

  • criar novos penteados com a espuma de produtos para cabelos de crianças;

  • usar giz lavável para desenhar nos azulejos do banheiro.

3. Aposte nos brinquedos

Se você quer saber como dar banho em criança de forma mais prática e divertida, vale separar alguns brinquedos que podem ser levados para o chuveiro. É possível encontrar livrinhos de banho para ler junto com o pequeno, por exemplo.

Carrinhos e bonecas também são ótimos companheiros na hora de dar adeus à sujeira!

4. Use produtos adequados e divertidos

Separe tudo o que pode ajudar na hora do banho, como brinquedos e uma caixinha de som, por exemplo. Nessa hora, pergunte aos pequenos o que eles gostariam de levar para o chuveiro.

Mas atenção: para ter mais segurança nessa hora, é indicado seguir alguns cuidados:

  • verifique com um termômetro se a temperatura do banho está agradável;

  • veja se a criança está bem para tomar banho (observe se não tem algum machucado que possa arder);

  • para não pegar a criança de surpresa, combine a hora do banho com alguns minutos de antecedência;

  • use produtos testados dermatologicamente e próprios para peles sensíveis. Assim, você evita alergias e preserva a saúde do cabelo da criança.

5. Dica extra: conte com Palmolive no banho dos pequenos!

Descobrir o que ajuda você a como dar banho em criança de forma divertida melhora bastante a sua rotina (e a dos pequenos também). 

Por isso, a quinta dica é: não deixe de experimentar o shampoo infantil Palmolive Kids Cabelo Cacheado, que limpa e perfuma o cabelo sem deixar nós, tem pH balanceado e fórmula extrememente suave.

Ele deixa o banho mais cheiroso e relaxante. E o melhor, os fios ficam mais fáceis de pentear, sem causar estresse na criançada. Conheça hoje mesmo!
 

Dúvidas frequentes sobre como dar banho em criança

Pode dar banho em criança com febre?

Não. É recomendado tratar a febre até que a temperatura da criança volte ao normal. Assim, você evita o choque de temperatura, o que pode piorar o estado febril.

Qual a temperatura ideal da água?

Morna ou fria, entre 36 e 37 graus celsius, para não agredir a pele da criança.

Como estipular um horário para o banho ajuda a criar uma rotina?

Vale estabelecer horários para que o banho se torne um hábito na rotina da criança, como antes de dormir ou ao acordar. Outra boa dica é avisar da hora do banho alguns minutinhos antes, para que a criança se acostume com o momento de higiene e autocuidado.



Nós recomendamos

Mais dicas para você