Produtos para cabelos de crianças: 4 dicas sobre o que e como usar
Escolher produtos para cabelos de crianças é sempre uma tarefa difícil para pais e mães. Por ser mais frágil que o dos adultos, é necessário ter um cuidado especial na hora de usar um que deixe os fios cheirosos e saudáveis.
Uma escolha equivocada pode causar alergias e outros tipos de irritação na cabeça do pequeno, além de aumentar a oleosidade com o passar do tempo. A tentação de usar os mesmos produtos que os pais é grande, mas nada conveniente.
Pensando nisso, confira cinco dicas de como usar produtos de cabelo para crianças da maneira correta.
Quais os tipos de cuidados ter com cabelo de criança?
O cabelo de criança costuma ter um aspecto fino e esparso até os três anos. Isso ocorre porque a medula capilar ainda não se formou. Ela é a parte mais interna do cabelo e a responsável por deixar os fios mais grossos.
Essa, porém, é apenas uma das principais razões para você ter atenção com o cabelo de criança. Veja outros cuidados!
1. Como secar e pentear o cabelo infantil?
O cuidado com o cabelo infantil deve ser redobrado na hora de secar e pentear. Por serem fios mais delicados, o secador ou a escova podem danificá-los mais facilmente. A saída é contar com boas práticas para ambas as atividades.
Nos cabelos longos, penteie logo após o banho, em movimentos de baixo para cima. Quando o assunto é como cuidar de cabelo cacheado infantil, utilize pentes com dentes largos.
Fazer isso evita que os fios se quebrem no contato com o objeto. Passar os dedos limpos na hora de pentear também ajuda a desembaraçar o cabelo.
Com relação à secagem, o ideal é não usar secador de cabelo na criança. Além de danificar os frágeis fios, pode levar a lesões no couro cabeludo. Caso seja necessário, diminua a temperatura e aplique um produto para cabelo infantil térmico.
2. Evite usar produtos adultos no cabelo infantil
Uma das principais dúvidas na hora de escolher produtos para cabelos de crianças é se o pequeno pode usar shampoo ou outros produtos de adulto, como condicionador e cremes para pentear.
A resposta é não. Como explicado anteriormente, o cabelo de criança é extremamente sensível em comparação ao de um adulto. Por isso, os produtos elaborados para esse público não são indicados para os pequeninos.
3. Não prenda o cabelo molhado
Um ponto de atenção que você precisa ter é com relação à amarração dos fios. Evite prender os cabelos da criança enquanto eles estiverem molhados. Além de deixar mais demorado o processo de secagem, esse hábito ajuda na proliferação de fungos e bactérias, assim como pode causar alguns problemas, como a caspa.
4 produtos para cuidar dos cabelos de crianças
Até aqui, você viu que os pequeninos precisam de produtos específicos para os cuidados com suas madeixas. A partir de agora, você vai descobrir quais produtos são esses. Vamos lá?
1. Shampoo para cabelo infantil
É importante contar com shampoo desenvolvido para os cabelos infantis. Não por acaso, a Palmolive investe consistentemente em pesquisa na busca de aperfeiçoar sempre a linha de produtos para cabelos de crianças.
Por isso, uma dica de ouro é incluir a linha de produtos, com o shampoo Palmolive Kids na rotina de cuidados do pequenino, ideal qualquer tipo de cabelo.
2. Condicionador específico para o tipo de cabelo
Além do shampoo, é uma boa ideia ter o condicionador infantil na prateleira do seu banheiro. Ele vai ajudar a proteger o cabelo do seu filho, além de trazer a hidratação necessária para cada tipo de fio.
O condicionador ideal precisa ser feito com uma fórmula suave, dermatologicamente testada e com pH balanceado, como o Palmolive Kids Condicionador.
3. Creme para pentear
Para não danificar os frágeis fios das crianças depois do banho, uma excelente alternativa é usar um creme para pentear. Ele desembaraça e não causa problemas ao couro cabeludo.
Na sua fórmula tem os cuidados necessários para não agredir os fios. Além disso, ajuda a pentear sem mistério e sem quebrar o cabelo fino e pouco espesso, característico das crianças.
4. Máscara de hidratação
A hidratação é importante para a saúde dos cabelos de qualquer pessoa. Nas crianças, isso não é diferente, ainda mais que precisam de cuidados extras se comparado a um adulto.
Para saber como hidratar cabelo de criança, evite passar produtos com muita química. Opte por aqueles com fórmulas e ingredientes naturais, como óleo de oliva.
Dúvidas frequentes sobre como escolher escova de cabelo
Quantas vezes por semana posso lavar o cabelo da criança?
Depende do tipo de cabelo. Para oleosos, é recomendado lavar todos os dias. Já para os fios crespos e normais, de uma a três vezes na semana é suficiente.
O que fazer com o cabelo ressecado infantil?
Cabelos muito ressecados sofrem com a falta de hidratação natural. No caso das crianças, inclua um condicionador para esse tipo de cabelo na hora do banho.
Pode fazer química no cabelo da criança?
Não, sob hipótese alguma faça isso. O cabelo da criança é sensível e frágil, podendo ser severamente danificado caso entre em contato com qualquer produto químico.