Quando um alimento é orgânico?
Ótima pergunta. É considerado orgânico o alimento produzido de acordo com os padrões estabelecidos por organizações reguladoras, como o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg).
Esses padrões envolvem a proibição do uso de pesticidas, herbicidas e fertilizantes sintéticos, assim como a restrição ao uso de organismos geneticamente modificados.
Durante o processo produtivo, o uso do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais deve ser feito de maneira responsável.
Quais os benefícios de uma alimentação orgânica?
Que a alimentação orgânica possui vários pontos positivos a seu favor você já sabe, mas afinal, quais são os benefícios dos alimentos orgânicos?
Maior quantidade de nutrientes
Os alimentos orgânicos têm maior quantidade de nutrientes por diferentes motivos:
o solo usado na agricultura orgânica é mais rico em nutrientes por conta das práticas que promovem a saúde da terra e a biodiversidade microbiana;
o cultivo orgânico prioriza as plantas que são mais resistentes e adaptadas às condições naturais do ambiente onde serão cultivadas.
Mais sabor no seu prato
Por serem produtos mais ricos em nutrientes, os alimentos orgânicos têm mais sabor. E, ao contrário dos alimentos convencionais, na alimentação orgânica não são usados produtos que podem interferir no sabor natural da comida, como pesticidas químicos.
Bom, sem falar no cuidado e atenção que os agricultores orgânicos têm com a produção, manejo e transporte desses alimentos. Isso garante que eles cheguem à sua mesa com muito mais sabor.
Ausência de pesticidas
Os pesticidas são grandes inimigos do seu corpo e podem causar problemas de saúde a longo prazo, que vão desde o envelhecimento da pele até o surgimento de câncer.
Isso acontece porque quando você consome alimentos contaminados com pesticidas, as substâncias contidas neles ficam acumuladas em seu corpo ao longo do tempo, causando diferentes problemas de saúde.
Menor impacto ambiental
Além das práticas agrícolas sustentáveis adotadas durante a produção, os alimentos orgânicos também usam menos energia e recursos naturais. Sem contar que, esse tipo de cultivo promove a saúde do solo e reduz a contaminação da água e do ar ao evitar o uso de pesticidas e fertilizantes sintéticos.
Valorização de pequenos produtores
Com a alimentação orgânica, os pequenos produtores encontram oportunidades de mercado mais justas e acessíveis. Em muitos casos, eles têm maior facilidade em adotar práticas agrícolas orgânicas devido ao seu tamanho da sua produção e à sua conexão com as comunidades locais.
A demanda crescente por esse tipo de alimento acaba favorecendo sistemas de distribuição mais descentralizados e redes de abastecimento regionais, o que beneficia diretamente esses produtores.