Quer saber como retardar o envelhecimento da pele? Veja 6 hábitos para manter sua pele jovem

Se existe um segredo que todo mundo gostaria de descobrir, esse segredo é o de como retardar o envelhecimento da pele. Não é possível parar o tempo, mas dá para adotar algumas medidas que minimizem os efeitos da idade.
Conforme os anos vão passando, o envelhecimento da pele vai avançando de forma progressiva, especialmente após os 30 anos de idade.
Mas calma, isso não é motivo para tanta preocupação. Com hábitos saudáveis no dia a dia, é possível amenizar as ruguinhas e as linhas de expressão que insistem em aparecer.
Quer saber como ter de volta a maciez da pele? Veja neste conteúdo dicas práticas para você mudar seus hábitos para melhor.
Antes de entender como retardar o envelhecimento da pele, veja como isso acontece
Se você já se perguntou se dá para retardar o envelhecimento da pele, saiba que isso envolve não apenas fatores internos, mas também causas externas, como usar um sabonete adequado para a sua pele.
Quando alguns cuidados são ignorados, é comum notar o surgimento de:
rugas;
flacidez;
linhas de expressão.
Existem basicamente dois tipos de envelhecimento:
1. Envelhecimento intrínseco
Também é chamado de “cronológico”, pois tem a ver com o processo natural e fisiológico que ocorre no organismo com o passar dos anos. Ele envolve a queda na produção de colágeno e elastina, gerando flacidez na pele.
2. Envelhecimento extrínseco
Ele é provocado por hábitos não saudáveis e fatores ambientais que prejudicam a pele, como a falta de proteção ao sol e de hidratação, o que pode acelerar o processo natural do envelhecimento. Por isso, é fundamental:
ter uma dieta saudável;
evitar o consumo de álcool e tabagismo em excesso;
reduzir o estresse por meio de atividades físicas;
aumentar a oxigenação do organismo e combater os radicais livres.
6 hábitos que ajudam a retardar o envelhecimento da pele
Para desacelerar os sinais visíveis de flacidez e envelhecimento da pele, é indicado seguir uma boa rotina de cuidados com a pele do rosto e do corpo.
A seguir, conheça seis hábitos saudáveis que podem ajudar você nesse processo.
1. Tenha uma alimentação saudável
Ter uma alimentação equilibrada é uma das principais dicas de cuidados com a pele que você pode colocar em prática. Isso porque, o envelhecimento tem relação com muitos fatores externos.
Então é importante evitar:
alimentos ricos em açúcar e adoçantes artificiais;
refeições ricas em gordura e sódio;
frituras e doces em geral.
2. Crie sua rotina de skincare
A rotina básica de limpeza, esfoliação, tonificação e hidratação é ideal para quem tem a rotina corrida e não quer deixar de cuidar da pele. Para deixar a pele do rosto mais saudável e radiante, vale a pena ter certos cuidados:
usar sabonete hidratante para o seu tipo de pele;
esfoliar a pele uma vez por semana;
aplicar um creme hidratante;
usar um bom protetor solar.

3. Estimule a produção de colágeno
Você pode reduzir a flacidez usando produtos que contém o colágeno em sua composição. Além de cosméticos e multivitamínicos, também existem procedimentos estéticos que estimulam a produção natural desse ativo no corpo:
Entre eles estão:
bioestimulador de colágeno;
microagulhamento;
peeling químico;
laser.
4. Se proteja do sol
Os raios solares em excesso podem fazer com que a pele perca a sua hidratação natural mais rápido. O resultado disso é um maior ressecamento, que aumenta o risco de envelhecimento precoce.
O sol também pode inibir a formação de novas fibras colágenas, gerando linhas de expressão, poros dilatados, flacidez e rugas.
Então, mesmo nos dias em que você não for se expor ao sol, é válido usar protetor solar, pois ele também protege a pele contra luzes artificiais e impurezas, amenizando o envelhecimento da pele!
5. Beba bastante água
Quantos copos de água você já tomou hoje? Em média, uma pessoa adulta precisa tomar 2 litros de água por dia.
A água é fundamental para potencializar a hidratação do organismo, deixando a pele mais hidratada. Além disso, esse líquido poderoso ajuda a fortalecer a barreira de proteção cutânea.
6. Pratique exercícios físicos
A prática de atividades físicas, pelo menos três vezes por semana, ajuda a recuperar a firmeza da pele, estimulando a ação de antioxidantes por mais tempo e prevenindo o envelhecimento cutâneo precoce.
Qual sabonete pode ser incluído na rotina de cuidados com a pele?
A rotina de skincare é uma das práticas mais acessíveis para quem deseja prevenir o envelhecimento da pele. Afinal, é possível aplicar os produtos adequados para pele na hora do banho ou antes de dormir.
Assim, você economiza tempo e não deixa de cuidar da pele do rosto e do corpo!
Falando nisso, você já conhece o sabonete Palmolive Naturals Nutrição Deslumbrante com camélia e óleo de amêndoas doce?
Ele tem o poder de deixar a sua pele radiante e delicadamente perfumada, já que tem fórmula e fragrância com ingredientes 100% de origem natural.
Experimente hoje mesmo e proporcione um banho de nutrição para a sua pele!
Dúvidas frequentes sobre envelhecimento da pele
Poluição pode contribuir para o envelhecimento da pele?
Sim. A poluição pode acumular impurezas na pele, desencadeando processos inflamatórias que causam os sinais do envelhecimento, entre eles a flacidez, as rugas e as manchas.
Maquiagem envelhece a pele?
Não. O que pode envelhecer a pele é o acúmulo de substâncias e impurezas na pele, então o importante é fazer a devida limpeza e hidratação antes e depois de se maquiar.
Com que idade a pessoa começa a se preocupar com as rugas?
A partir dos 25 anos, os primeiros sinais de envelhecimento começam a ficar mais aparentes na pele, como as famosas linhas de expressão, perda do volume e da densidade cutânea e aumento da flacidez.