Como escolher escova de cabelo: conheça 5 modelos para diferentes tipos de fios

Cabelo sendo penteado após a pessoa seguir dicar de como escolher escova de cabelo

Já ficou em dúvida sobre como escolher escova de cabelo? É normal não saber qual é a melhor ao encontrar tantas opções de formatos, cabos e cerdas, cada uma de um tipo e material diferentes. 

Escolher a opção errada pode ser prejudicial para os seus fios, deixando eles mais enrolados e difíceis de pentear, além de ser um desperdício de dinheiro em um produto que você não vai mais usar.

A escova adequada para cada tipo de cabelo é aquela que penetra nas madeixas sem quebrá-las, permitindo a modelagem o penteado que você deseja. Conheça cinco modelos para diferentes tipos de fios!

5 tipos de escovas e para que servem

Para descobrir como escolher a escova de cabelo perfeita e deixar o cabelo naturalmente lindo você precisa primeiro analisar quais são as necessidades e características principais dos seus fios, ou seja, a sua estrutura capilar.

Ao conhecer mais sobre seu próprio cabelo e o estilo que você gosta de ter no dia a dia, fica mais fácil escolher o tipo de escova ideal. Existem, contudo, alguns modelos que são conhecidamente melhores para certos perfis. Confira cinco deles:

1. Escovas planas

A escova plana (ou escova de base reta) funciona para qualquer estilo, graças ao seu design ergonômico e fácil de manusear. Esse tipo de escova de cabelo que não quebra os fios, é perfeita para desembaraçar, deslizando facilmente nas madeixas.

A escova de cabelo sem cabo, que normalmente é reta também, com bolinhas nas pontas das cerdas, é outra ótima opção para proteger e massagear o couro cabeludo, desembaraçando e tirando os nós sem quebrar nem puxar os fios.

 



2. Escovas cilíndricas

Se você deseja alisar, modelar e fazer penteados, a dica é apostar em uma escova cilíndrica, que possui cerdas em todo o diâmetro.

As que contam com cerdas mais firmes, alisam de forma mais rápida os cabelos ondulados, crespos e cacheados, retendo calor e facilitando o processo.

Algumas dessas escovas cilíndricas também funcionam como uma escova antifrizz, quando apresentam cerdas ionizadas, que ajudam a modelar as madeixas com facilidade e reduzindo o frizz na hora de secar o cabelo com o secador.

 

3. Escovas para desembaraçar

Para desembaraçar, uma das melhores escovas é a de plástico, que retira os nós e reduz a quebra ou a queda quando o cabelo cai muito.

Quando as cerdas são mais longas, elas desembaraçam de forma rápida e, as que contam com cerdas mais curtas, são ótimas para massagear e estimular a circulação do couro cabeludo.

 

4. Escova com cerdas naturais

Se você ainda não sabe como escolher escova de cabelo, é válido investir nas que possuem cerdas naturais, pois elas servem para vários tipos de fios, prevenindo o frizz, o efeito arrepiado e o volume em excesso. 

Outro ponto interessante desse modelo é que ele também ajuda a eliminar a eletricidade estática das madeixas, o que gera mais brilho e facilita na hora da modelagem.

 

5. Escovas com cerdas de silicone

Uma boa opção se você não sabe como escolher escova de cabelo é optar pela de cerdas de silicone ou sintéticas, que costuma ser mais flexível e resistente. Esse tipo de escova é mais recomendado para quem tem cabelos longos e lisos.

 

O modelo ajuda a desembaraçar os fios sem quebrar e ainda é ótimo para fazer penteados com praticidade, mantendo o cabelo forte.

 

Com cerdas de silicone ou plástico mais espaçadas, também há opções de pente para cabelo crespo, ótimas para desembaraçar e finalizar, sem desmanchar os cachos e, ainda, valorizando o volume.

Confira, a seguir, as principais diferenças entre pentes e escovas.

 

Qual a diferença entre pentes e escovas?

Se você está com dúvida sobre qual a diferença entre pentes e escovas, e não sabe qual vale mais a pena para o seu cabelo, é importante entender a principal diferença entre os dois:

  • os pentes têm como principal função desembaraçar e dividir os fios;

  • as escovas trabalham tanto no couro cabeludo quanto na extensão das madeixas.

Dessa forma, se for para escolher entre pentes ou escovas, o que você precisa perceber é como o seu cabelo reage a eles, pois ambos podem te ajudar a desembaraçar seus fios.

 

Como limpar e cuidar das suas escovas de cabelo?

Pentes e escovas também precisam de manutenção, para não acumularem sujeira que pode prejudicar seu cabelo. 

Retire sempre os fios que ficam presos nas cerdas e, de vez em quando, deixe de molho em água com sabão e depois seque ao sol ou numa toalha limpa.

 

Dúvidas frequentes sobre como escolher escova de cabelo

É melhor pentear o cabelo molhado ou seco?

É melhor utilizar pentes na hora que o cabelo está molhado, logo após a lavagem, e optar pelo uso de escova quando os fios já estiverem secos, a fim de modelar sem quebrar as pontas.

Qual escova escolher para diminuir o frizz no cabelo?

Escovas com cerdas naturais ou de madeira são ótimas opções para diminuir o frizz no cabelo. Outra dica é optar por escovas de base reta, como as de modelo raquete.

Que tipo de escova quebra menos o cabelo?

As escovas que menos quebram são as de base reta, perfeitas para desembaraçar fios molhados ou secos, desfazendo nós sem quebrar o cabelo.



Nós recomendamos

Mais dicas para você