Secar o cabelo com secador faz mal? Confira 5 dicas para proteger seus fios

Mulher mandando beijo



O secador pode fazer verdadeiros milagres na hora de garantir uma escova perfeita. Mas é preciso dizer que, em certas situações, secar o cabelo com secador faz mal.

Ao usar esse aparelho da forma incorreta, é bem provável que os fios fiquem ressecados ou quebradiços. E isso é tudo o que você não quer, não é mesmo? 

Neste conteúdo, saiba o que fazer para manter seus fios protegidos e como aproveitar ao máximo os benefícios do secador!

 

Em que situações secar o cabelo com secador faz mal?

Deixar o cabelo secar naturalmente ou com o secador tem suas vantagens e desvantagens. É preciso seguir algumas recomendações para que nenhum dos dois modos comprometa a saúde capilar. 

A secagem espontânea, por exemplo, evita o cabelo com frizz. Porém, os fios demoram mais para secar. Além disso, o contato com a umidade por muito tempo pode enfraquecer o cabelo.
 

Isso acontece porque a absorção da água incha o córtex, responsável pelas características de elasticidade e força das madeixas. 
 

Ou seja, nem sempre é melhor deixar o cabelo secar naturalmente. Para não ter erro, deixe essa opção somente para dias mais quentes.

Secar o cabelo com secador faz mal somente em determinados casos, mas também pode trazer algumas vantagens. Falando nisso, alguns benefícios ajudam e muito quem busca formas de como deixar o cabelo bonito naturalmente.

A seguir, conheça alguns deles!

 

 

Quais os benefícios de secar o cabelo com o secador?

Entre os benefícios de secar o cabelo com o secador estão:

  • praticidade;

  • modelagem dos fios;

  • proteção do couro cabeludo.

Vale lembrar que a secagem completa do couro cabeludo é uma ótima medida de como evitar a caspa ou a proliferação de fungos.

Portanto, não dá para dizer que secar o cabelo com secador faz mal em todas as situações. É preciso contar com os produtos certos e algumas técnicas para garantir a beleza dos fios, sem prejudicá-los com a temperatura alta do jato de ar. 

 

Danos do secador para o cabelo

Não, você não precisa radicalizar e esquecer esse item no fundo da gaveta. O importante é conhecer os danos do secador de cabelo, especialmente quando certos cuidados são negligenciados.

Isso porque o mau uso do secador pode causar alguns problemas, entre eles:

  • cabelos ressecados;

  • opacidade;

  • tendência à quebra;

  • surgimento de pontas duplas;

  • grande quantidade de frizz.

Na prática, secar o cabelo com secador faz mal devido à combinação entre umidade e temperatura elevada.
 

Com a alta temperatura, a água presente no fio esquenta até formar microbolhas. Esse processo é como se fosse uma “ebulição”, fazendo com que o cabelo perca parte da sua hidratação.

 

A seguir, veja como driblar os efeitos negativos do secador e deixar o seu cabelo longe da quebra e da opacidade. 

 

Confira 5 dicas para proteger seus fios das altas temperaturas

Basta seguir alguns truques para usar o ar quente na medida certa. Dá só uma olhada:

1. Use um óleo térmico para o cabelo

O óleo térmico para cabelo não é um produto qualquer. Ele possui propriedades termoprotetoras, criando uma barreira de proteção que evita a perda de água.

Ou seja, as madeixas se mantêm hidratadas!

Na hora de aplicar, garanta que o cabelo esteja úmido e siga o passo a passo:

  • primeiro, passe o produto nas mãos;

  • espalhe no comprimento e nas pontas;

  • finalize passando o restinho do óleo na raiz.

2. Aposte no reparador de pontas de cabelo

Esse é um ótimo aliado na missão de como evitar a quebra dos fios. Mas é importante observar no rótulo se ele é termoativado – nesse caso, ele sela as cutículas e ajuda a proteger os fios do calor.

Mas atenção: faça a aplicação nos cabelos úmidos, antes de usar o secador!

3. Não use o secador com o cabelo encharcado

É importante lembrar que o secador faz mal para o cabelo muito molhado, já que a água dos fios, quando é aquecida, pode enfraquecer as cutículas capilares.

Por isso, tenha o cuidado de tirar o excesso de umidade com uma toalha antes de usar o ar quente, combinado? 

4. Se desfaça das escovas de metal

Uma boa escova para secar o cabelo faz toda diferença! Por absorver mais o calor, a escova de metal pode potencializar os danos causados pela alta temperatura do secador. 

Para formar a dupla ideal de escova de cabelo com secador, prefira opções de madeira ou de plástico. Também não deixe o aparelho tão próximo dos fios (deixe uma distância de até três centímetros entre o secador e os fios).

5. Prefira produtos que hidratam suas madeixas

Comece a proteger o seu cabelo durante a lavagem, com produtos que reforcem a hidratação dos fios. Veja excelentes opções para você:

Quer outras opções?

Então conheça os produtos de cuidado com cabelo da Palmolive e aproveite as vantagens de ingredientes naturais para hidratar e manter a beleza dos seus fios!

 

Dúvidas frequentes sobre secar o cabelo com secador faz mal

Pode passar protetor térmico na raiz do cabelo?

Pode passar protetor térmico na raiz, mas sempre em pouca quantidade. Primeiro, espalhe o produto nas mãos e comece pelo comprimento e pontas. O que sobrar, você passa na raiz. 

Usar a chapinha no cabelo úmido é permitido?

Nunca use chapinha com o cabelo úmido, pois isso superaquece os fios. Por isso, use a chapinha somente quando os fios estiverem completamente secos.

Dormir com o cabelo molhado faz mal?

Não é recomendado dormir com o cabelo molhado, porque os fios úmidos por mais tempo enfraquecem facilmente. Além disso, o couro cabeludo fica mais sujeito à proliferação de fungos.



Mais dicas para você