Como evitar caspa em 6 dicas simples!
A Se você costuma lidar com aqueles floquinhos brancos chatos que insistem em cair do couro cabeludo, é hora de aprender como evitar caspa.
A caspa é um tipo de dermatite que não tem causa conhecida e pode te trazer bastante constrangimento.
Apesar de não ser grave nem contagiosa, ela provoca inúmeros incômodos como coceira, vermelhidão e mau cheiro no couro cabeludo.
Por isso, é importante incluir alguns hábitos novos na sua rotina para controlá-la. Neste conteúdo você aprende em 7 dicas simples a maneira correta de combater a caspa. Acompanhe!
Antes de saber como evitar caspa, entenda o que é
A caspa é uma condição comum do couro cabeludo que resulta na descamação excessiva da pele. Isso acontece por conta de um aumento na produção de células da pele na região do couro cabeludo, o que leva à formação de pequenas escamas brancas ou amareladas.
Apesar de não ser grave, ela é associada a incômodos bem chatos: muitas vezes, ela vem junto com a coceira e a irritação, além de um aspecto desagradável no couro cabeludo.
Ela pode ser persistente e demandar alguns cuidados específicos para controlar os sintomas e prevenir recorrências.
Qual a diferença de seborreia e caspa?
Para entender o que é a caspa, você deve saber, antes de tudo, que ela é diferente de seborreia.
Suas principais diferenças são:
caspa: nome geralmente atribuído à descamação do couro cabeludo, principalmente com os flocos brancos;
dermatite seborréica: condição que provoca vermelhidão e descamação da região. A caspa é o resultado desse problema.
O que causa e como ela surge?
O que causa caspa ainda é desconhecido. A hipótese mais comum é que seja provocada pela proliferação dos fungos Pityrosporum ovale e Malassezia furfu, como sugerem alguns especialistas.
Por isso, a higiene do couro cabeludo se torna fundamental.
Se você sofre com esse mal já deve ter observado que esse problema apresenta alguns períodos de melhora e outros de piora, de acordo com seus hábitos diários de cuidado com essa região.
Cuidar da higiene do seu couro cabeludo de forma correta e constante é a principal forma de evitar a caspa.
Como evitar a caspa em 6 dicas simples
Agora que você já entendeu o que é a caspa e seus sintomas, é hora de entender como evitar a caspa com alguns cuidados.
Cuidado com os procedimentos capilares
Os produtos químicos usados no cabelo podem contribuir para o aparecimento de caspa. Isso ocorre por conta do aumento da oleosidade no couro cabeludo que alguns desses processos e produtos ocasionam.
Alisamento do cabelo, permanentes, uso de produtos inadequados e secador em excesso devem ser evitados para manter o couro cabeludo saudável.
Cuide da alimentação
Aquilo que você come ajuda no tratamento para caspa. Uma dieta saudável é altamente recomendada para evitar esse problema.
Diminua o consumo de alimentos industrializados e gordurosos, e inclua alimentos saudáveis na rotina como frutas, legumes e verduras frescas. Assim, você ajuda a garantir não apenas a saúde do couro cabelo, mas de todo o seu organismo!
Evite lavar o cabelo com água muito quente
Tomar banho muito quente pode fazer com que o couro cabeludo fique mais seco. Isso acontece porque a água quente tira os óleos naturais que protegem a nossa pele e o cabelo.
Quando o couro cabeludo fica muito seco, ele pode produzir mais células de pele, o que pode levar à caspa. Por isso, é importante evitar banhos muito quentes para manter a saúde do couro cabeludo e prevenir a caspa.
É uma boa ideia usar água morna ou até um pouco mais fria para proteger a saúde da sua pele e cabelo.
Seque bem o cabelo após banho
Com certeza, já deve ter batido aquela preguiça de secar seus cabelos depois de lavar, não é mesmo?
Isso é normal, mas saiba que uma boa secagem garante a limpeza da região e ajuda em como evitar caspa. Deixar o couro cabeludo úmido facilita e muito o surgimento da caspa.
Não durma de cabelo molhado
Quando você lava o cabelo à noite, é preciso garantir que ele esteja seco antes de dormir.
Ir para a cama com as madeixas um pouco úmidas transforma seu couro cabeludo em um ambiente propício para a proliferação de fungos e bactérias. Para ter um tratamento de caspa eficiente, evite ao máximo dormir com o cabelo molhado.
Evite o uso excessivo de bonés e chapéus
Uma das formas de como evitar caspa é tendo cuidado com o uso de acessórios na cabeça. Bonés, chapéus e toucas deixam o couro cabeludo abafado.
Isso fica ainda pior quando o cabelo ainda está úmido, deixando a região pronta para os fungos que causam a caspa. Evite esses itens que não deixam a área respirar.
Para aliviar os sintomas da caspa, use o shampoo Palmolive Naturals Cuidado Anticaspa, desenvolvido para cuidar do couro cabeludo de forma eficaz, combatendo a caspa e proporcionando uma sensação de limpeza e frescor!
Dúvidas frequentes sobre como evitar caspa
A caspa é contagiosa?
Não, a caspa não é contagiosa. Apesar de ser causada por uma inflamação na pele, esse problema não é transmissível para outras pessoas. Assim, você não vai “pegar” caspa de uma pessoa que tem essa doença. Da mesma forma, você não transmite para outras pessoas.
Pode tirar a caspa com o pente?
Você pode tirar o acúmulo de caspa no cabelo com um pente. Principalmente, após um tratamento estético com produtos químicos, que podem produzir mais caspa no seu couro cabeludo. Utilize um pente com cerdas finas e curtas para essa tarefa. Mas, atenção! Isso não substitui os cuidados diários de como evitar caspa!
Quem tem caspa pode usar condicionador?
Sim! Porém, evite ao máximo passar esse produto no couro cabeludo. Ele é utilizado para hidratar os fios, mas em contato com a parte da pele, pode deixá-la com acúmulo de oleosidade que causa caspa. Não deixe de usá-lo nas pontas de seus cabelos, mas não leve até a sua base.