Principais causas e 9 mitos e verdades sobre a caspa

mitos e verdades sobre a caspa main banner



A caspa é um problema comum, mas também misterioso. Quem já teve aqueles indesejáveis floquinhos brancos ou amarelados aparecendo nos ombros, sobre a roupa escura, sabe o quanto passar por isso é algo que tira qualquer um do sério.

Esse tipo de dermatite na cabeça, caracterizado pela descamação excessiva do couro cabeludo, traz muitas indagações, como: 

  • • o que causa caspa;

  • • se é contagiosa;

  • • se tem cura;

  • • se a caspa está ligada à falta de higiene.

Sobre essa última pergunta, aqui vai uma amostra de tudo que vamos desmistificar ao longo deste artigo: os temidos floquinhos não têm a ver com higiene pessoal.

Quer aprender mais sobre isso e outros fatores relacionados a esse tipo de dermatite no couro cabeludo? Veja abaixo uma série de mitos e verdades!

 

8 principais causas da caspa

Segundo estudos, não há consenso sobre o que provoca a caspa, que também é conhecida como seborreia, dermatite capilar ou eczema. 

Acredita-se que a causa esteja ligada a desequilíbrios no organismo ou à presença de fungos. Existem, porém, algumas condições capazes de intensificar a disfunção, e as oito principais são:

  • • mudanças bruscas de temperatura;

  • • alterações hormonais provenientes de estresse, gravidez ou uso de medicamentos;

  • • transpiração;

  • • oleosidade excessiva;

  • • processos alérgicos;

  • • uso demasiado de substâncias químicas para coloração, permanentes e alisamento capilar;

  • • uso de produtos inadequados para o tipo de cabelo;

  • • falta de higiene pessoal.

Os sintomas mais observados da caspa na cabeça são coceira e irritação geradas pela descamação do couro cabeludo, responsável pela formação das casquinhas que caem sobre a roupa. 

Sem o tratamento para controlar a situação quadros mais graves podem se desenvolver, caracterizados por inflamação e queda de cabelo.

 

Dermatite seborreica e caspa: quais as diferenças?

A caspa é, na verdade, a dermatite seborreica que ocorre no couro cabeludo. Ou seja, a diferença é que a dermatite seborreica pode se manifestar também na pele de outras áreas do corpo, onde geralmente as glândulas sebáceas são mais numerosas.

Por essa razão, um dos tipos mais comuns é a seborreia no rosto, em partes com mais oleosidade na pele, como sobrancelhas e cantos do nariz. Da mesma forma que a caspa, não se sabe quais são as causas diretas e o melhor tratamento são cuidados a partir de uma rotina de skincare efetiva para reduzir o problema.

 

9 mitos e verdades sobre caspa 

Agora que você já sabe mais sobre o que é caspa e o que pode estimular a aparição das terríveis casquinhas brancas ou amareladas, confira nove mitos e verdades e elimine de vez as suas dúvidas sobre o tema!

1. Com tratamento adequado, é possível acabar definitivamente com a caspa no cabelo

Mito. Por enquanto, infelizmente, não existe nenhum tratamento que acabe de vez com a caspa no cabelo. Você pode procurar um médico para fazer uso de medicamentos específicos para a pele e o couro cabeludo a fim de amenizar os sintomas, ou seguir cuidados diários com produtos indicados para controlar o incômodo.

2. Seborreia capilar significa falta de higiene?

Mito. A higiene é sempre importante, mas a limpeza e hidratação do couro cabeludo com os produtos adequados para o seu tipo de cabelo não evita o aparecimento da caspa, que não tem causa determinada. 

Os cuidados diários de higiene, por sua vez, estão mais ligados a medidas de controle e redução da seborreia capilar do que à certeza de que ela não vai aparecer. Então, utilize um bom shampoo anticaspas caso você passe por esse problema.

3. Lavar o cabelo todo dia provoca seborreia no couro cabeludo

Mito. Não há nada que indique a possibilidade de surgimento de seborreia no couro cabeludo de quem lava os cabelos todos os dias. Portanto, quem tem esse hábito não precisa interrompê-lo por medo da caspa.

4. Ocorre mais nos homens do que nas mulheres

Pode ser verdade. Embora faltem estatísticas para comprovar isso, sabe-se que a testosterona, principal hormônio masculino, estimula a ação das glândulas sebáceas. Como a oleosidade é um dos fatores que fortalecem a dermatite seborreica no couro cabeludo, pode ser, sim, que homens tenham mais caspas do que mulheres.

5. A dermatite capilar tem causa genética

Verdade, mas em parte. Alguns médicos sustentam a ideia de que fatores hereditários relacionados ao funcionamento das glândulas sebáceas favorecem o aparecimento da seborreia no cabelo.

6. É mais frequente em pessoas de cabelo escuro do que em quem tem cabelo claro

Mito. A dermatite capilar não escolhe cor de cabelo. O que acontece é que os floquinhos ficam mais aparentes em pessoas com cabelo escuro por causa do contraste, mas o detalhe da cor não interfere na descamação do couro cabeludo. 

7. A seborreia no cabelo aparece mais frequentemente no inverno

Verdade. Nos meses frios, há um aumento natural na ação das glândulas sebáceas. Além disso, os banhos quentes alteram a oleosidade da pele e do couro cabeludo, o que também pode estimular o aparecimento da caspa.

Sendo assim, uma forma eficaz de como evitar a caspa no inverno é tomar banho com água morna, não dormir com o cabelo úmido — porque isso favorece a proliferação de fungos e bactérias — e utilizar um bom shampoo anticaspa.

É bom esfregar fortemente a cabeça para tirar a caspa

Mito. O ato de esfregar pode irritar ainda mais a pele e piorar a dermatite no couro cabeludo. O cabelo deve ser lavado e massageado suavemente com as pontas dos dedos.

9. O uso constante de shampoos anticaspa resseca o cabelo

Mito. Um shampoo de marca reconhecida e de boa qualidade para dermatite seborreica e tratamento não resseca o cabelo. Entre os produtos da Palmolive para cuidados com o cabelo, você encontra a linha Naturals Anticaspa, com ingredientes que hidratam os fios e reduzem esse problema quando utilizados continuamente. 

É fato que ainda não há formas de como curar a caspa, mas o Palmolive Naturals Anticaspa e Antiqueda diminui o aparecimento das casquinhas com o seu uso. Extratos de eucalipto e zinco fortalecem o cabelo e evitam a queda dos fios, deixando os cabelos macios e com cheirinho de natureza!  

 

Dúvidas frequentes sobre a caspa

Pessoas com caspa deve lavar os cabelos todos os dias?

A seborreia no cabelo não é uma determinação para lavar os cabelos todos os dias, e também vale dizer que essa frequência nem sempre é necessária. Observe as recomendações na embalagem do seu shampoo anticaspa para saber como proceder da melhor forma.  

Faz mal coçar a caspa?

Coçar a caspa faz mal porque irrita ainda mais a pele e pode piorar a situação da seborreia na cabeça. A melhor maneira de aliviar esse sintoma é tratar o problema com um shampoo como o da linha Palmolive Naturals Anticaspa ou, dependendo da intensidade, procurar a ajuda de um(a) médico(a).

Quem tem caspa pode usar secador?

Seborreia, cabelo e umidade não combinam. Por isso, quem tem caspa pode usar secador, desde que preste atenção à temperatura, pois o ar muito quente resseca ainda mais a pele, agravando a irritação do couro cabeludo e acentuando a formação de caspas.



Nós recomendamos

Mais dicas para você