Corte irregular ou infrequente
Quando você demora muito para cortar, os fios ficam mais propensos a quebrar e as pontas se desgastam. Sem manutenção regular, as pontas duplas e ressecadas podem se estender progressivamente ao longo do fio, tornando-o mais frágil.
Isso não significa que você precisa radicalizar no comprimento. Para a maioria dos tipos de cabelo, mas aparar cerca de 1 a 2 centímetros a cada 8 a 12 semanas ajuda a eliminar as pontas danificadas antes que o problema se agrave.
Cabelos com química ou muito expostos ao calor podem precisar de cortes mais frequentes, a cada 6 a 8 semanas.
Exposição a agentes externos
No dia a dia, os seus fios ficam expostos a:
poluição;
raios UV;
umidade;
vento;
cloro da piscina;
sal do mar;
ferramentas modeladoras.
Todos esses fatores danificam as cutículas dos fios, deixando-os enfraquecidos e vulneráveis à quebra.
Escovação com força excessiva ao desembaraçar
Puxar os fios com força ou usar escovas inadequadas pode causar rupturas na fibra capilar, especialmente nas pontas, uma vez que elas já perderam grande parte da sua proteção natural.
Para evitar que isso aconteça, sempre comece a desembaraçar o cabelo pelas pontas e suba gradualmente para a raiz. Quando possível, aplique um leave-in ou creme antes de pentear.
Uso excessivo de calor ou químicas
Secadores, chapinhas e babyliss em altas temperaturas degradam a estrutura dos fios, deixando-os frágeis e propensos à quebra.
Além disso, procedimentos químicos no cabelo , como alisamentos, descolorações e tinturas, também contribuem para o enfraquecimento da fibra capilar.
O que fazer para acabar com as pontas duplas?
Para vencer esse desafio, você precisa investir em cuidados específicos e consistentes. Conheça algumas dicas do que é bom para pontas duplas.
Aplique proteção térmica e hidrate os fios regularmente
Se você usa chapinha, secador ou babyliss, nunca esqueça de usar o protetor térmico! Ele cria uma barreira que protege os fios do calor extremo, evitando danos e quebras.
Manter o cabelo hidratado também é super importante. Invista em um cronograma capilar e escolha produtos que tenham óleos naturais, como argan, rícino ou coco.