Dicas essenciais para cabelo com química no pré e pós

mulher com cabelo com química



O efeito rápido e visível de um cabelo com química pode ser uma tentação, e mudar a textura ou a cor dos fios é um dos procedimentos preferidos de  muitas pessoas que desejam dar um up no visual.

Porém, alguns produtos químicos podem ter consequências indesejáveis e alterar as propriedades naturais do cabelo e dos elementos que o nutrem, como as proteínas e os aminoácidos.

O cabelo é uma estrutura naturalmente resistente, mas também delicada. Então, se você decidiu fazer alguma mudança mais radical, é preciso tomar alguns cuidados antes e depois do procedimento, como fazer uma hidratação para cabelo com química. Siga neste artigo e confira as dicas que reunimos para ajudar você!

 

Por que o cabelo com química requer cuidados especiais?

Hoje há diversos procedimentos químicos que podem mudar os fios e adicionar novas camadas ao estilo das pessoas, como tintura, luzes e alisamento, por exemplo. 

Entretanto, apesar de renovar seu visual, o cabelo com química requer alguns cuidados especiais por ter a estrutura da sua fibra profundamente alterada, aumentando o risco de pontas duplas, opacidade e ressecamento.

Para manter os fios saudáveis, é preciso redobrar os cuidados pós-progressiva ou após tinturas. Devido ao calor intenso e às substâncias químicas desses processos, as madeixas perdem a umidade natural, ficam quebradiças e podem sofrer quedas.

Alguns cuidados podem ajudar a resolver esse problema, como ter uma rotina de hidratação para cabelos com química, evitar o uso de ferramentas térmicas e repor nutrientes, como ceramidas, que mantém o cabelo mais forte, com os produtos adequados no dia a dia.

 

 

Dicas essenciais para cuidar do seu cabelo no pré e pós-química

Agora que você já sabe o porquê de o cabelo com química precisar de mais cuidados, é hora de descobrir o que você deve fazer antes e depois dos procedimentos, a fim de não prejudicar a saúde da sua fibra capilar. Confira, a seguir, as melhores dicas para cuidar dos seus fios!

O que fazer antes da química?

Antes dos procedimentos químicos, você deve manter um bom cronograma capilar, com as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução em dia, além de verificar se não há nenhum problema com os fios, como pontas duplas ou ressecadas, couro cabeludo com irritação e descamação, entre outros.

Talvez você tenha dúvida se precisa lavar o cabelo antes de pintar, mas normalmente esse passo não é necessário e é até dispensável para não remover os óleos naturais do couro cabeludo, que o protegem durante o processo químico. Então deixe para lavar e hidratar depois!

Caso você vá fazer a química no salão de beleza, o mais recomendado, é preciso realizar um teste de mecha antes para que o especialista em cabelo analise a situação da fibra capilar no momento. Assim, ele pode ter mais segurança para efetuar o processo sem o risco de haver corte químico ou estragar suas madeixas.

Reforce a Hidratação

O tratamento intensivo na rotina de cuidados com as madeixas evita que a química danifique os seus fios e, ainda, ajuda você a deixar o cabelo mais bonito. Por isso, é indicado alternar os produtos utilizados no dia a dia, prezando por um tratamento que trate tanto o couro cabeludo quanto as pontas capilares.

Invista na umectação

Como os fios podem perder água e nutrientes nos processos químicos, é necessário não apenas reforçar a hidratação, mas também nutrir o cabelo semanalmente. Umectação é uma ótima forma de fazer isso. 

Você deve aplicar óleos pelo menos meia hora antes de lavar o cabelo com química, ou dormir com o seu cabelo umectado, e depois enxaguar com bastante água, passar shampoo, aplicar o condicionador e finalizar normalmente.

Se possível, faça uma reconstrução capilar

A reconstrução é outro passo indispensável para manter a reposição de proteína semanal ou quinzenal dos fios, mantendo e recompondo a saúde do cabelo com química em dia. Vale ressaltar que o uso de queratina para o cabelo deve ser feito com moderação para não enrijecer nem quebrar os fios.

O que fazer depois do procedimento químico?

Talvez você tenha dúvida se pode hidratar o cabelo depois de pintar no mesmo dia, mas a resposta é: não só pode, como deve. Vale contar com o uso de hidratantes que tenham ativos naturais em suas fórmulas para fortalecer suas madeixas.

Então, após procedimentos químicos mais profundos, como descolorir cabelo ou fazer escova progressiva, é indicado já partir para uma boa hidratação, a fim de deixar seus fios fortes de novo. 

Outra dica, após a hidratação no cabelo com química, é blindar seus fios do calor e aplicar um protetor térmico antes de qualquer aparelho de secagem para permanecerem saudáveis. Um bom protetor também ajuda a preservar suas madeixas contra os raios solares.

Utilize os produtos corretos para o procedimento

Utilizar os produtos adequados ajudam você a impulsionar os resultados dos seus cuidados semanais, então vale investir nos que são testados dermatologicamente e possuem ativos hidratantes, como aveia, e óleos naturais para preservar a maciez, o brilho e o movimento do cabelo.

Essas substâncias de hidratação para cabelo com progressiva também são altamente indicadas para quem fez outros procedimentos químicos, como descoloração, tintura e luzes.

Cuidado térmico: evite secador e chapinha

Se você puder evitar secador, babyliss e chapinha na maior parte do tempo, é melhor para a saúde do seu cabelo. Porque, mesmo com os cuidados, a estrutura dele não é mais a mesma após os procedimentos químicos, e o calor pode piorar ainda mais a situação de fragilidade, frizz e ressecamento.

Então, caso você realmente precise secar ou modelar seus fios, aplique um bom protetor térmico antes de aquecer as madeixas com a alta temperatura dessas ferramentas, a fim de proteger as cutículas e reduzir o risco de queda.

Acompanhe a saúde do seu cabelo e tenha um cronograma de hidratação

Você pode montar um cronograma de hidratação com o especialista que fez o procedimento químico ou decidir pelo menos um dia a cada semana para hidratar seu cabelo, revezando com os procedimentos de nutrição e reconstrução. Outros cuidados que você deve ter para acompanhar a saúde dos fios, são:

  • evitar lavar o cabelo todo dia;

  • teste frequências de lavagem e outros procedimentos para entender a reação dos fios;

  • não faça outro procedimento químico até que as madeixas estejam recuperadas;

  • marque consulta com um(a) dermatologista para analisar a saúde do couro cabeludo;

  • use produtos próprios para cabelo com química.

Como é possível perceber, o cabelo com química necessita de vários cuidados tanto no pré quanto no pós-procedimento. Então vale analisar a textura dos fios e se planejar com o uso de produtos adequados e uma boa rotina de hidratação, nutrição e reconstrução. 

Conheça o Palmolive Naturals Frizz Resist Shampoo, que combina a fórmula cremosa e hidratante da linha Palmolive Naturals com extrato de abacate de origem 100% natural, controla o frizz desde o primeiro uso e deixa os fios mais macios e resistentes.

 

Dúvidas frequentes sobre cabelo com química

Quais os tipos de química para cabelo?

Há diversos tipos de procedimentos químicos para cabelo, como escova definitiva, progressiva, inteligente, relaxamento capilar, além de tintura, luzes, descoloração e mechas, entre outros.

Tem como ter um cabelo com química saudável?

Apesar de a química mudar a estrutura da fibra capilar, é possível, sim, manter a saúde do cabelo em dia, por meio do uso de produtos adequados e de uma boa rotina de cuidados no pré e pós-procedimentos.

Como saber se o cabelo aguenta química?

É necessário atentar para a textura dos fios, caso estejam elásticos, fracos ou quebradiços, não é indicado fazer nenhum procedimento químico até que ele se recupere. Também é recomendado fazer um teste de mecha com um especialista em cabelo para saber quais processos e tratamentos podem ser feitos.



Mais dicas para você