E como fazer uma hidratação profunda em cada tipo de cabelo?
Como você viu, cada tipo de cabelo exige um tratamento diferenciado. Ou seja, uma pessoa pode precisar de mais lavagens ou aplicação de máscaras do que outras. Continue a leitura para descobrir como fazer hidratação no cabelo de acordo com as características do seu fio.
Cabelos oleosos: hidrate a cada 15 dias com produtos leves
O cabelo oleoso é caracterizado pelo excesso de oleosidade, que se acumula da raiz às pontas. Os fios ficam grudados entre si e perdem movimento. Por esse motivo, devem ser lavados com mais frequência, com um shampoo hidratante, de 2 a 3 vezes na semana, para manter a sensação de leveza e frescor.
Para a manutenção semanal, aposte em produtos de textura leve, com ingredientes como aloe vera, extrato de ervas e óleos leves como argan e jojoba, além de shampoos, condicionadores, máscaras de hidratação e cremes que não pesem os fios.
Já as hidratações mais potentes devem ser feitas a cada 15 dias ou mensalmente, e a pré-lavagem deve ser feita com um shampoo adstringente, para limpar bem o couro cabeludo de todos os resíduos de produtos que estejam acumulados no fio.
Cabelos secos: hidratação intensiva de 2 a 3 vezes por semana
A hidratação para cabelo seco precisa ser mais intensa. Por isso, a recomendação é de que ela seja feita de duas a três vezes por semana.
Um bom truque para preparar os fios é aplicar um shampoo sem sulfato na composição, que é mais leve e não faz uma limpeza tão agressiva. Em seguida, use um condicionador sem parabenos para fechar as cutículas.
Ao contrário de quem tem as madeixas mais oleosas, as formulações ideais de produtos para cabelos secos são mais densas e concentradas, ricas em óleos e com alta potência de reparação. Afinal, o objetivo é repor os nutrientes que esse tipo de fio acaba tendo maior deficiência.
Cabelos mistos: hidratação quinzenal com produtos específicos
Já os cabelos mistos são caracterizados pela raiz oleosa e o comprimento e as pontas ressecadas. Sendo assim, é interessante investir em um shampoo anti-oleosidade para usar junto com condicionadores e máscaras mais hidratantes, com manteiga de karité, por exemplo, na composição.
Além disso, a hidratação pode ser feita quinzenalmente, incluindo itens dedicados a combater pontas duplas e a reverter o ressecamento, como uma máscara para recuperar fios danificados.
Cabelos tratados com químicas: hidratação semanal com touca térmica
O cabelo com química de alisamento ou progressiva é mais frágil em relação a fios não quimicamente tratados. Mas a hidratação pré e pós-química — com produtos específicos para cabelos que sofreram esse tipo de agressão — pode reduzir o impacto.
Ela vai repor a umidade e os nutrientes que os fios perderam durante o processo químico ajudando a restaurar a elasticidade e força do cabelo. Isso previne quebras, ressecamento e pontas duplas, mantendo os cabelos saudáveis e bonitos.
Então, use shampoos sem sulfato para manter a umidade dos fios, condicionadores e máscaras específicos para cabelos quimicamente tratados, que contenham na composição ingredientes como óleos nutritivos, proteínas e ativos hidratantes, como óleo de coco, argan, manteiga de karité e aloe vera.