Quem tem criança em casa sabe que os cuidados com os pequenos devem ser redobrados, principalmente quando o assunto é produto de higiene pessoal. Na escolha do shampoo infantil, por exemplo, você considera quais aspectos?
A pele dos bebês e das crianças é mais delicada do que a dos adultos. O mesmo vale para os cabelos, que nos primeiros anos de vida ainda são bem frágeis.
Por isso, é fundamental escolher um shampoo para crianças que seja suave e livre de ingredientes que causam irritação. Ou seja, sem fragrâncias artificiais e corantes mais agressivos.
Veja neste conteúdo como acertar na escolha e deixar o banho dos pequenos ainda mais inesquecível.
Por que é importante escolher o shampoo infantil correto?
Um shampoo para criança geralmente é composto por nutrientes mais suaves e de limpeza profunda. Além disso, os produtos específicos para crianças não agridem a pele, não irritam o couro cabeludo e não causa ardência nos olhos dos pequenos, já que contam com pH neutro na fórmula.
Afinal, a criançada merece esse cuidado especial na hora do banho. Por isso, veja na sequência dicas valiosas para você acertar em cheio na escolha do shampoo infantil!
Os 7 passos para escolher o shampoo de criança ideal
A escolha do melhor shampoo infantil exige algumas considerações.
Primeiro, é importante ter em mente que o couro cabeludo das crianças é mais delicado e sujeito a problemas como caspa e sensibilidade.
Por isso, um shampoo infantil precisa manter o equilíbrio natural do couro cabeludo, prevenindo o acúmulo de oleosidade e outras condições desconfortáveis.
A seguir, você confere um passo a passo do que deve ser analisado na hora de comprar um shampoo de criança:
1. Veja a indicação de idade
Nada impede que uma criança maior continue usando os mesmos produtos de quando era um bebê. Afinal, as fórmulas costumam ser suaves e seguras para pele e couro cabeludo.
Mas no caso dos bebês, dê preferência ao shampoo infantil que indica a faixa etária adequada para o seu filho. Nos primeiros meses de vida, o couro cabeludo do pequeno ainda está em desenvolvimento.
Por isso, é mais sensível e propenso a irritações, o que requer o dobro de atenção em relação ao uso de qualquer produto químico.
Usando o shampoo adequado, você garante que a concentração dos ingredientes é segura para a hidratação que os pequenos precisam.
2. Escolha um que não cause irritação nos olhos
É comum que as crianças pequenas tenham maior sensibilidade a produtos de higiene pessoal, principalmente quando entram em contato com os olhos.
Por isso, é importante escolher um shampoo que não arde o olho ou "livre de lágrimas”.
Essa indicação garante que a fórmula é mais suave, sem ingredientes agressivos que possam causar ardência ou irritação nos olhos.
3. Considere o tipo de cabelo do seu filho
Assim como os adultos, as crianças também têm fios mais secos, oleosos, crespos, lisos ou cacheados. Quando os pais conseguem identificar essa característica desde cedo, fica mais fácil encontrar o shampoo infantil específico para os pequenos.
Por exemplo, em um cabelo crespo o formato do fio dificulta a chegada da oleosidade natural até as pontas. Nesses casos, é bom escolher um shampoo infantil para cabelos ressecados, com agentes hidratantes que devolvem o brilho e a saúde dos fios.
4. Prefira os hipoalergênicos e testados dermatologicamente
Um bom shampoo para criança não deve conter álcool e outras substâncias que normalmente são usadas nos produtos para adultos. Ou seja, eles devem ter fórmula hipoalergênica.
Também vale lembrar que todos esses produtos devem ser testados, aprovados e regularizados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Assim, você garante que o seu filho usará um shampoo infantil que não cause irritação ou problemas de saúde.
5. Procure aqueles que são mais naturais
Na dúvida, dê preferência a um shampoo infantil livre de sulfato, parabenos e petrolatos. Uma ótima alternativa é o uso de um shampoo neutro infantil, com ingredientes suaves e não irritantes para a pele delicada das crianças.