O cabelo cacheado infantil feminino tem características muito próprias. E, assim como todo o corpo, ele precisa de cuidados. Para cultivar uma relação positiva com este tipo de cabelo desde a infância, é fundamental que pais e mães ajudem os pequenos a cuidar dos cachinhos.
E isso tem a ver com bons produtos com os cuidados do dia a dia, como evitar o ressecamento. Veja neste conteúdo cinco dicas imperdíveis de como deixar o cabelo de menina hidratado, cachinho por cachinho.
Boa leitura!
5 dicas para cuidar do cabelo cacheado infantil feminino
Cabelos secos ou oleosos precisam ser cuidados de acordo com as suas necessidades específicas. E isso acontece também com o cabelo cacheado infantil.
Por exemplo: se você não associa diretamente o ressecamento como uma condição também do cabelo cacheado da sua filha, a boa notícia é que produtos para cabelo de criança fazem a diferença porque são desenvolvidos especialmente para os pequenos.
Em menos de dez minutos e alguns passos simples, é possível deixar os cachinhos mais bonitos e definidos.
E um ponto muito importante: o cuidado de cabelos cacheados tem a ver também com alguns hábitos no dia a dia.
1. Evite pentear o cabelo seco
Esse é um dos maiores erros ao pentear o cabelo de menina. Quando está seco, a resistência entre os fios e o pente fica maior.
É comum que se aplique mais força ao pentear o cabelo seco e o resultado pode ser a quebra dos fios e perda de definição dos cachinhos.
Além disso, pode ser bem desconfortável para os pequenos. Afinal, alguns nós podem se prender no pente e causar dor se o cabelo estiver muito embaraçado.
2. Um borrifador pode ajudar
Quando for pentear o cabelo cacheado infantil feminino, o borrifador ajuda a umedecer o cabelo. E você pode usar água ou um outro produto específico para cabelos cacheados.
Depois, basta passar o pente com mais facilidade. Com essa técnica super simples, você ainda garante:
cachos mais maleáveis e fáceis de desembaraçar;
fios mais definidos, já que o ato de pentear se torna mais suave;
redução do frizz, pois o cabelo úmido ajuda a manter os fios alinhados.
3. Divida em mechas para desembaraçar
Se não está tão confortável pentear o cabelo cacheado, experimente separar o cabelo da sua filha em mechas.
Assim, além de facilitar o desembaraço, você evita aqueles puxões que podem provocar dores e até choro na criança.
Com essa separação, também fica muito mais fácil aplicar produtos hidratantes, como cremes de pentear e óleos para umectação capilar infantil.
4. Prefira pentes com dentes mais largos
Ainda não tem um pente com dentes largos para pentear o cabelo de criança?
Saiba que ele é o melhor aliado do cabelo cacheado infantil feminino. Isso porque esse item ajuda a minimizar a temida quebra dos fios.
O pente de dentes largos deslizam suavemente pelos fios, evitando a tensão excessiva.
Além de proporcionar mais conforto ao pentear, eles ajudam a manter a definição dos cachos e evitam aqueles fiozinhos arrepiados.
5. Evite produtos que tenham ativos fortes
Para recuperar a vitalidade do cabelo ressecado de criança, alguns produtos hidratantes podem ser aplicados ao longo dos fios.
Mas, atenção. O couro cabeludo das crianças é mais sensível do que o dos adultos. Por isso, evite produtos com ativos fortes, já que eles podem causar irritação, coceira ou vermelhidão.
Antes de aplicar produtos, verifique o rótulo para ver se os ativos são indicados para crianças.
É importante que a fórmula seja suave e preparada especialmente para a faixa etária da criança que vai usar.