Shampoo de nutrição: veja como escolher o ideal para 8 tipos de cabelo

Mulher lavando cabelo com shampoo de nutrição



Se você já percebeu que seus fios precisam de alguma ajuda para manter a força e o movimento, mas ainda não sabe o que fazer, ter um bom shampoo de nutrição é a melhor escolha.

Limpar o cabelo com um produto nutritivo contribui na recuperação das madeixas, protegendo-as de uma série de riscos.

Isso porque os cabelos são constantemente expostos a ações que os danificam, como o calor, a química, o secador, o sol, entre outros, o que faz com que eles ressequem e quebrem mais facilmente. 

Então, para cuidar da saúde dos seus fios, vale saber mais sobre nutrição capilar. Confira!

 

Para que serve o shampoo de nutrição e quando usar?

Quem nunca se perguntou para onde foi o brilho do cabelo, que atire a primeira pedra. É normal perceber alterações capilares, como opacidade e ressecamento, que normalmente tem tudo a ver com a perda de lipídios e nutrientes. E é aí que o shampoo de nutrição entra para ajudar você na saúde dos fios.

Além de ajudar na reposição dos nutrientes, que são fundamentais para restaurar o cabelo desnutrido, os melhores shampoos de nutrição são compostos por óleos e manteigas vegetais, além de vários outros ingredientes umectantes e emolientes em suas fórmulas.

Então não basta apenas hidratar o cabelo, é preciso seguir um bom cronograma capilar para atender às necessidades dos seus fios, incluindo também a etapa de nutrição, a fim de combater o frizz, a opacidade, o ressecamento, a quebra e as pontas duplas com mais eficácia na rotina.

Para deixar o cabelo mais bonito, você pode usar um shampoo nutritivo em lavagens alternadas com outro shampoo que tenha glicerina e pantenol como ingredientes principais, para que os fios mantenham o brilho e retenham a umidade.

 

Como escolher o melhor shampoo de nutrição para 8 tipos de cabelo diferentes

O cabelo que precisa de nutrição normalmente demonstra os mesmos sinais de cabelos ressecados: fios quebradiços, desnutridos, opacos e com frizz. 

Para evitar que seus fios passem por isso, é importante conferir a composição e os ativos dos produtos que você usa no dia a dia.

Então, se você tem dúvida sobre qual é o melhor shampoo de nutrição para o seu cabelo, é importante saber o tipo dos seus fios e as necessidades deles antes de conferir as fórmulas de shampoos, condicionadores e cremes. 

Usar os ativos ideais para os seus cabelos pode garantir melhores resultados. Confira a seguir quais os melhores ativos para 8 tipos de cabelo diferentes. 

Cabelo ondulado

O shampoo para cabelo ondulado deve não apenas hidratar os fios, mas também definir suas ondas e deixá-las ainda mais bonitas. Diferente dos cacheados, os cabelos ondulados costumam ter a raiz oleosa e as pontas mais ressecadas, com tendência a frizz.

Então é fundamental investir em produtos que limpam sem ressecar, hidratando as madeixas na medida certa, a fim de controlar o óleo na raiz e evitar o frizz e o ressecamento nas pontas. Para escolher o shampoo ideal, nesse caso, você poderá optar pelos ingredientes que nutrem o cabelo:

  • abacate, óleo de coco, extrato de linhaça, vitamina B e Pro-V, que ajudam na nutrição dos cabelos ondulados;

  • água de coco, babosa, panthenol e óleo de mamona, que são ótimos para reduzir o frizz e hidratar as madeixas;

  • alecrim e óleo de rícino para ativar a circulação sanguínea do couro cabeludo e fortalecer o crescimento capilar;

  • vitamina E para hidratar profundamente os fios;

  • manteiga de karité, que atua como emoliente e deixa os cabelos mais macios.

Cabelo liso

O shampoo para cabelo liso não deve ter a mesma quantidade de óleos e ingredientes emolientes que os produtos para cabelos ondulados ou cacheados, para que não fiquem tão pesados após as lavagens. 

Porém, cabelos lisos também podem ficar desalinhados, ressecados e com frizz, então é importante utilizar um shampoo de nutrição para aumentar o brilho e a maciez dos fios, mantendo a leveza deles, por meio de alguns ativos essenciais, como: óleo de macadâmia e vitamina C.

Caso o seu cabelo liso esteja prejudicado por processos químicos, como alisamento ou tintura, vale investir em produtos compostos por pantenol e óleo de jojoba para restaurar a saúde da fibra capilar, controlando os danos.

Cabelo cacheado

O shampoo para cabelo cacheado pode ter óleos mais densos para definir bem os cachos, proporcionando brilho e hidratação aos fios, então pode conter alguns ingredientes que combatem o frizz e deixam as madeixas mais fortes e sedosas, como:

  • óleo de abacate;

  • óleo de argan;

  • karité;

  • macadâmia;

  • oliva;

  • leite de coco.

Vale ressaltar que, além do shampoo, é indicado investir em produtos para finalização cabelo cacheado, como creme para pentear, óleo e leave-in, a fim de contribuir na definição dos fios por mais tempo.

Cabelo crespo

O shampoo para cabelo crespo pode seguir a mesma composição dos produtos para cabelos cacheados, pois também precisam ser mais nutridos para evitar o temido ressecamento nos cachos. 

Então vale investir em composições sem sulfato e sem parabenos, e ricas em óleos e ativos umectantes, nutritivos e hidratantes para fortalecer os seus fios, definir os cachos e estimular o crescimento saudável.

Cabelo com frizz

Os produtos para cabelo com frizz devem conter alguns ativos super nutritivos para proteger a fibra capilar, reconstruir os fios, mantendo-os selados, mais sedosos e maleáveis, como:

  • manteiga de murumuru;

  • óleo de abacate;

  • extrato de coco;

  • pantenol;

  • vitamina B5;

  • ácido oleico (ácido da série do ômega 9)

Cabelo oleoso

Já quem tem cabelo oleoso normalmente costuma ter receio de usar produtos com óleos e acabar pesando ainda mais os fios. Porém, o couro cabeludo gorduroso também precisa ser hidratado e alguns ativos podem fazer isso sem deixar o cabelo mais pesado.

Os óleos vegetais de jojoba e avelã, por exemplo, podem ajudar a nutrir os fios e, ainda, reequilibrar o couro cabeludo, contribuindo para o controle na produção de óleo. Além disso, produtos que contenham óleo de coco e sejam livres de silicone, também tratam a fibra capilar sem deixar as madeixas pesadas.

Cabelo ressecado

Quando você está com o cabelo ressecado, é indicado utilizar um shampoo cheio de ativos nutritivos, como pantenol, karité, macadâmia e coco, que combatem o ressecamento, o frizz, a falta de brilho e as pontas duplas.

Outra dica para cuidar de cabelos ressecados e danificados é optar por produtos livres de parabenos, silicones insolúveis e óleos minerais, a fim de limpar suavemente, nutrir as madeixas e gerar mais vitalidade sem deixar os fios pesados. 

Cabelo com tratamento químico

Quem tem cabelo com química, seja por processos de tintura ou alisamento, já sabe o quão importante é manter cuidados constantes com os fios para evitar que eles quebrem e caiam com facilidade.

Sabemos que mudar as madeixas é uma ótima forma de renovar o visual, mas descolorações, alisamentos e relaxamentos em excesso são processos invasivos que afetam diretamente a fibra capilar e, por isso, é importante usar produtos que auxiliam na reposição de massa para promover força e maciez, com os ativos:

  • proteínas, queratina e ceramida, que recuperam a fibra danificada após os procedimentos químicos;

  • jojoba e óleo de semente de uva, girassol e linhaça para evitar a queda capilar e fortalecer o crescimento saudável dos fios;

  • extrato de bananeira, abacate, óleo de coco e oliva, que ajudam a reter a umidade natural, evitar o frizz e reduzir as pontas duplas.

     

Benefícios do shampoo de nutrição para os fios

Seja qual for o tipo e o estado do seu cabelo, incluir um bom shampoo de nutrição nos seus cuidados capilares da rotina faz toda a diferença para quem deseja limpar os fios profundamente e, ainda, proteger a fibra capilar contra diversos danos.

O ideal é complementar os itens de higienização com hidratação, nutrição e reconstrução, como condicionadores, cremes para pentear, leave-ins e óleos, a fim de deixar os fios saudáveis durante e após a lavagem. 

Para manter a saúde capilar, vale também utilizar protetores térmicos para não prejudicar o cabelo com chapinhas ou secadores e com a exposição aos raios UV, além de ter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos e prezar pela qualidade do sono ao longo dos dias.

Com o shampoo de nutrição certo para o seu cabelo, você pode ter melhores resultados em relação ao crescimento, brilho, maciez e força dos seus fios. Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você!

Conheça o shampoo Palmolive Naturals, que é dermatologicamente testado e combina tecnologia com queratina, ceramidas e ingredientes de origem natural para manter o cabelo forte, brilhante, hidratado e com mais movimento.

 

Dúvidas frequentes sobre shampoo de nutrição

Quando os cabelos precisam de nutrição?

A nutrição é uma das etapas do cronograma capilar e deve ser feita ao longo da rotina, mas principalmente quando o seu cabelo está muito opaco, quebradiço, com queda e cheio de frizz. Usar ativos nutritivos nos fios ajuda a repor óleos e lipídios necessários à saúde da fibra capilar, compondo a estrutura do fio.

Qual o melhor ativo para shampoo de nutrição?

Os melhores ativos para shampoo de nutrição dependem do tipo, do estado e das necessidades de cada cabelo, mas os principais ingredientes da etapa de nutrição capilar são: óleo de rícino, de coco, argan, pantenol e girassol.

O que usar depois do shampoo de nutrição?

O condicionador deve ser usado como o último passo da limpeza na hora do banho, mas se você for aplicar uma máscara de nutrição, passe ela nos fios entre o shampoo e o condicionador. Após enxugar o cabelo, finalize com os cosméticos adequados para as necessidades das suas madeixas.



Nós recomendamos

Mais dicas para você