Finalização do cabelo cacheado: 5 dicas para deixar os cachos perfeitos
A finalização do cabelo cacheado é uma etapa fundamental para quem busca cachos definidos com pouco ou muito volume. Para encontrar a técnica que mais combina com o seu estilo, é preciso conhecer as opções e ir testando uma por uma no dia a dia.
Pensando nisso, veja quatro tipos de finalização para cabelo cacheado e também dicas de como manter suas madeixas nutridas, hidratadas e mais glamourosas do que nunca!
As 5 dicas de finalização do cabelo cacheado
Finalizar é uma oportunidade para deixar seus fios ainda mais bonitos e hidratados. Isso porque usar produtos mais ideais para isso, desde a lavagem, ajuda bastante na saúde das suas madeixas.
Veja as dicas.
Escolha bem o creme finalizador
Algo que não pode faltar de jeito nenhum na finalização do cabelo cacheado é o creme finalizador.
Pense no que você quer como resultado e alinhe isso com as propriedades dos produtos: creme de pentear, leave in, ativador de cachos ou gel.
Por exemplo, o gel traz efeito molhado, textura e definição prolongada.
Deixe os fios desembaraçados
O creme de pentear para cabelo cacheado é voltado justamente para facilitar o desembaraço dos fios. Combinado com uma generosa quantidade de água, ele tem poder hidratante e ajuda a definir os cachos.
Diferente do gel, ele é mais emoliente (para suavizar e amaciar) e sem o efeito molhado
Use um shampoo específico para seus cachos
Na hora de lavar seu cabelo cacheado ou crespo, escolha um shampoo de nutrição, que evita o ressecamento.
Ou seja, um shampoo livre de parabenos, sulfatos e petrolatos e rico em vitaminas e óleos nutritivos.
Quer um exemplo? O shampoo Palmolive Cachos Livres Extrato de Babosa tem fórmula enriquecida com extrato de babosa, que deixa seus cachos increivelmente brilhantes e com perfeita definicão.
Não se esqueça do condicionador
Se tem shampoo, o condicionador é obrigatório. É ele que vai fechar as cutículas do seu cabelo ao mesmo tempo em que continua o ciclo de nutrição capilar.
Mas nada de deixar condicionador no cabelo, ok? A finalização não é função deste produto.
Óleos para finalizar são bem-vindos
Além de serem o principal ingrediente do processo de umectação – processo que nutre os cabelos – os óleos também são grandes aliados na finalização do cabelo cacheado. Eles ajudam a evitar a aparência de ressecamento e o frizz, além de darem um brilho especial aos fios.
4 técnicas de finalização para cabelo cacheado
Afinal, como fazer finalização no cabelo cacheado? Além de pesquisa e estudo, também há muita criatividade envolvida nos métodos.
Conheça agora quatro técnicas que prometem deixar seus cachos ainda mais maravilhosos do que já são!
Fitagem
É uma das técnicas mais populares.
Primeiro, divida o cabelo em mechas;
pegando mecha por mecha, molhe o cabelo com a ajuda de um borrifador e passe o creme de pentear. A água é muito importante nesse processo, o cabelo realmente fica “pesadinho” com a mistura.
passe os dedos ou uma escova específica de finalização cabelo cacheado na mecha, da raiz até as pontas. O movimento faz com que o cabelo assuma a forma de várias “fitas”;
em seguida, amasse de baixo para cima.
repita o processo no restante do cabelo, espere secar naturalmente ou use um difusor.
Dedoliss
A técnica do dedoliss cabelo cacheado consiste, novamente, na separação do cabelo em mechas:
em cada uma, passe o creme finalizador e a água;
depois, enrole cada mechinha de cabelo nos dedos para formar os cachos;
deixe secar normalmente.
O dedoliss exige mais paciência, pois os cachos são definidos um a um.
Por outro lado, é a queridinha dos que prezam pelo day after, ou seja, por quem espera ter cachos definidos até o dia seguinte.
Plopping
O plopping cabelo cacheado é o método indicado para quem não tem muito tempo e quer uma finalização mais simples e rápida:
basta umedecer os fios com água e passar o creme de pentear em todas as mechas;
em seguida, jogue o cabelo para frente e enrole-o em uma toalha de algodão ou microfibra. A ideia é que o tecido “achate” o cabelo de baixo pra cima, assim como na fitagem;
espere cerca de 20 minutos ou mais.
No plopping, o objetivo é que o cabelo seque dessa forma.
Rake and shake
A finalização rake and shake é a técnica da “fitagem que balança”, ao invés de amassar.
Como a própria tradução de “esticar e balançar” sugere, você:
pega cada mecha já com creme e água e balança para que os cachos se formem gradativamente;
e espera secar naturalmente.
Ah! O rake and shake é indicado para cabelos compridos, e não para cacheados muito curtos. Além disso, ele costuma ser mais usado por quem tem cabelos ondulados.
Mantenha o cronograma capilar em dia para ter melhores resultados!
Antes da finalização, é importante seguir uma rotina de cuidados com as suas madeixas. Isso significa hidratar, nutrir e reconstruir periodicamente. Basicamente, organizar um cronograma capilar.
Fazer umectação capilar, que é uma maneira de nutrição: é fundamental para os cachos. Afinal, por conta da curvatura do fio, o óleo natural não se distribui regularmente e é preciso repor essa ausência para evitar o ressecamento.
E quais produtos usar para a finalização de cachos?
O ideal é escolher com base na sua principal necessidade.
Por exemplo, se o seu cabelo está ressecado e quebradiço, aposte em formulações com óleos naturais para potencializar sua finalização.
O shampoo Palmolive Cachos Livres Coco, por exemplo, combina tecnologia com queratina, ceramidas e extrato de coco para você ter cabelos fortes e com movimento, deixando seus cachos hidratados e sem frizz.
Dúvidas frequentes: finalização cabelo cacheado
Como fazer finalização se o cabelo estiver ressecado?
A finalização para cabelo cacheado ressecado deve ser rica em produtos com óleos vegetais, como abacate, oliva, coco e vitaminas. Esses ingredientes ajudam a nutrir e fortalecer os fios.
E para cabelos cacheados curtos, a finalização deve ser feita de que forma?
Após umedecer bem os fios e passar o creme de pentear Palmolive, use uma escova pequena para passar nos fios, girando-a em direção à parte interna do cabelo. Repita esse processo por todo o cabelo.
Embora pareça mais difícil, a fitagem cabelo cacheado curto ainda é a melhor forma de deixar seus fios definidos e ainda mais bonitos! Isso, obviamente, não impede que você teste outras técnicas.
Para cabelo cacheado em transição, como deve ser feita a finalização?
Na finalização para cabelo cacheado em transição você também pode usar a fitagem. Divida o cabelo em seções, umedeça bem os fios com água, e passe o creme finalizador em cada uma das partes do cabelo. Para separar em “fitas”, use um pente ou escova. Suas madeixas podem não cachear completamente por estarem em transição, mas o efeito ainda será incrível!