Como esfoliar a pele? Deixe a sua pele renovada em 4 passos
Saber como esfoliar a pele é um passo importante para renovar as células e manter a produção de colágeno em dia. Tudo de bom, não é mesmo?
E o melhor, você só precisa aprender algumas técnicas simples para fazer isso do jeito certo. Afinal, a esfoliação pode ser feita tanto na pele do rosto quanto do corpo.
Neste conteúdo, saiba como se livrar das células mortas e ter uma pele lisinha, do jeito que você sempre sonhou!
Como esfoliar a pele e quais os benefícios dessa técnica?
Saber como esfoliar a pele não precisa ser uma missão impossível.
Usando o sabonete adequado, é possível ter acesso a uma série de benefícios, entre eles:
redução das manchas e marcas na pele;
combate às rugas;
abertura dos poros para potencializar os efeitos dos produtos de hidratação;
diminuição dos pelos encravados;
prevenção da acne;
limpeza profunda.
Viu só o porquê de esfoliar a pele é tão importante?
Se você incluir este procedimento na sua rotina de cuidados com a pele, vai comprovar em pouco tempo os resultados que ele pode trazer.
Mas antes de ir para a prática, não esqueça de escolher os produtos adequados e saber a frequência ideal de esfoliação.
É o que você começa a entender a partir de agora!
Preciso saber meu tipo de pele antes de esfoliar?
Conhecer o seu tipo de pele é o primeiro passo para descobrir como revitalizar a pele sem cometer erros. Afinal, um esfoliante inapropriado pode ser desastroso, estressando a pele e causando irritações.
A seguir, saiba quais são os melhores tipos de produtos para o seu tipo de pele:
peles oleosas e mistas: precisam de texturas em gel ou sérum, de preferência com ácido salicílico, destinados ao controle da oleosidade e à redução dos poros;
peles acneicas: pedem composições com poder anti-inflamatório e antimicrobiano, mas é recomendado esfoliar somente quando há cravos e espinhas leves;
peles secas: necessitam de esfoliantes com ativos hidratantes, para evitar ainda mais ressecamento e irritações na pele;
peles sensíveis: exigem um cuidado especial, com esfoliantes de textura mais homogênea, com grânulos pequenos e sintéticos;
peles normais: os produtos mais indicados para esfoliação são os de textura cremosa e com grânulos naturais.
Existem produtos faciais e corporais específicos para cada tipo de pele, e o ideal é escolher aquele que é mais indicado para o seu tipo!
Também não se esqueça de seguir as recomendações descritas no rótulo, principalmente sobre a frequência de uso.
4 passos para você esfoliar a pele do rosto e do corpo
A seguir, você conhece quatro etapas que não devem ser desconsideradas para manter sua pele jovem para sempre.
Anote tudo aí!
1. Faça uma limpeza caprichada
Não tem como revitalizar a pele do corpo com um esfoliante sem limpar bem a pele antes. Por isso, escolha um sabonete para limpeza e nutrição com ingredientes naturais. O óleo de camélia, por exemplo, é uma excelente pedida para todos os tipos de pele!
Essa preparação é essencial, porque remove as impurezas superficiais e permite que o esfoliante para corpo ou rosto penetre nos poros para cumprir a função de limpar a pele profundamente.
2. Esfolie com delicadeza
Nada de esfoliar a pele com força! Faça movimentos suaves e delicados, porque a pressão do toque não vai influenciar na eficácia do produto. O que conta nesse momento é o tempo de esfoliação e a distribuição homogênea do esfoliante na pele.
Quer ver como é super rápido? Dedique mais ou menos 30 segundos em cada parte do corpo para ativar bem a circulação sanguínea, pois isso ajuda ainda mais a renovar a pele.
3. Hidrate sempre
Não adianta saber como esfoliar a pele se você não usar um bom hidratante na sequência. Qualquer tipo de pele precisa de hidratação!
Após remover o esfoliante com água, aproveite que os poros estão abertos e use o seu produto preferido para hidratar a pele.
4. Não se esqueça do protetor solar
Para fechar seu skincare com chave de ouro, chegamos a uma etapa que é tão fundamental quanto conhecer as técnicas de como esfoliar o corpo e o rosto: o uso do filtro solar.
Sempre proteja sua pele contra a ação dos raios UV (ultravioletas) e aplique um protetor com FPS mínimo de 30.
Não tem como dizer que é difícil incluir esse cuidado na sua rotina, certo? Mas é possível deixar tudo ainda mais prático, basta usar um sabonete com ingredientes que atuem como um esfoliante natural para o corpo.
Entre os produtos Palmolive você encontra ótimas opções para o seu tipo de pele!
Experimente o sabonete Palmolive Naturals Esfoliação Delicada Jasmim e Manteiga de Cacau e deixe a sua pele mais macia e radiante.
Dúvidas frequentes sobre como esfoliar a pele
A esfoliação clareia manchas?
A esfoliação ajuda a clarear e a prevenir manchas, porque uma das causas desse tipo de problema é o acúmulo de células mortas. Por isso, inclua um esfoliante adequado para o seu tipo de pele na rotina de cuidados e tenha uma pele mais uniforme.
Qual a diferença entre esfoliação e peeling químico?
O peeling químico é um procedimento que deve ser feito por um especialista, já que atinge níveis mais profundos da pele. Já a esfoliação é uma prática de rotina, que pode ser feita em casa e que ajuda a renovar as células epiteliais.
Quem tem acne pode esfoliar a pele?
Existem produtos específicos para graus mais leves, e a esfoliação nessas condições pode ajudar no tratamento. Porém, se as inflamações forem mais intensas, o ideal é consultar um(a) dermatologista.