6 benefícios de adotar o óleo de argan para a pele

Imagem do ombro de uma mulher hidratando a pele com óleo de argan para a pele



O óleo de argan atravessou o mapa e, de terras marroquinas, chegou a diversos lugares do mundo para fazer parte dos cuidados com a saúde e beleza. 

Além de ser ótimo para o cabelo, esse composto para a pele é conhecido também por ser um ativo que proporciona diversos benefícios, como ação anti-inflamatória, antioxidante, hidratante e fungicida.

Mas não para por aí!

Veja para que serve o óleo de argan e como esse ingrediente pode entrar de uma forma muito simples nos seus cuidados diários para deixar sua pele sempre linda e saudável, do jeito que você sempre quis!
 

O que é o extrato de argan?

O extrato de argan é o que gera o óleo de argan. Ele é a substância extraída dos frutos secos e das amêndoas de uma árvore do Marrocos, na África, chamada Argan spinosa.

De lá, ele parte para a indústria de produtos para a pele porque sua composição é rica em:
 

  • vitaminas A, E, ômega 6 e polifenóis, que retardam o envelhecimento

  • vitamina B, que normaliza as funções da pele e que controla a produção das glândulas sebáceas;

  • ácido ferúlico, importante não só por ser anti-envelhecimento, mas por deixar o tom da pele mais uniforme;

  • esteroides, que contém a perda de água e de proteções naturais;

  • esqualeno, um componente com alta capacidade de penetração e muito parecido com os óleos próprios da pele, que torna a hidratação com óleo de argan algo único;

  • carotenóides, que melhoram a textura e reduzem os efeitos danosos dos raios ultravioleta (UV).
     

O processo de extração para garantir todas essas qualidades é tão natural quanto o óleo. Funciona assim:
 

  • Primeiro, as sementes e amêndoas precisam secar ao sol;

  • Depois, passam pela prensagem em moinhos de pedra, com uma técnica que atravessou séculos e permanece a mesma até hoje.
     

Ou seja, o óleo de argan para a pele é um parceiro de grande valor! Após conferir no próximo tópico todos os ganhos que ele pode trazer, você vai descobrir por que esse ativo ganhou o apelido de “ouro líquido” ou “ouro marroquino”.
 

6 vantagens do óleo de argan

Certo, agora que você já sabe o que é o extrato de argan e como o óleo dele é feito, chegou a hora de conhecer os seis principais benefícios que essa substância tem.

Inclusive, ela pode estar no seu banho, por exemplo, se você usar um sabonete líquido com esse ingrediente natural.

Seja para cuidados faciais ou corporais, apostar no óleo natural de argan para ficar com a pele jovem, bonita e saudável não tem erro. É só experimentar!
 

1. Hidrata a pele

O óleo marroquino é excelente para hidratar a pele do rosto e do corpo. Lembra sobre a facilidade de absorção? Esse fator faz com que os nutrientes entrem na pele e cumpram a função de hidratação com mais eficiência se comparado a outros óleos.

Se você sabe como esfoliar a pele, entende que um dos passos é usar cremes hidratantes. Assim, também pode usar óleos após essa etapa, isso porque eles impedem a perda de água da pele, colaborando com o não ressecamento e a preservação da hidratação.
 

2. Diminui a oleosidade

O extrato de argan ajuda a diminuir a oleosidade da pele, porque a vitamina B dele controla a produção de sebo. No entanto, vale sempre observar as indicações de uso dos produtos e conversar com um profissional dermatologista antes para entender melhor cada caso.
 

3. Ameniza a aparência das estrias

As propriedades antienvelhecimento desse ativo melhoram a sustentação e a firmeza da pele, porque colaboram com a estabilidade da produção de colágeno. Por isso, o óleo de argan tira estrias e melhora a elasticidade da pele. 

 


4. Efeito rejuvenescedor

Quem não quer um produto que promete rejuvenescimento facial? Essa é a propriedade mais conhecida do extrato de argan. A composição dele deixa a pele rejuvenescida, livre da ação negativa dos radicais livres, que acelera o envelhecimento.
 

Aliás, aqui vai uma dica extra: há estudos que comprovam efeitos positivos desse óleo inclusive em peles de pessoas mais maduras. 
 

5. Ação cicatrizante

Além de ser um óleo para hidratar a pele, esse ativo natural fortalece a barreira de proteção cutânea e ajuda a acelerar processos de cicatrização. Por ser antisséptico, é capaz ainda de conter a proliferação de bactérias e outros microorganismos nocivos.
 

6. Cuidados com os lábios

As vantagens do óleo de argan para a pele são tantas que nem a boca fica de fora! Ele é uma ótima solução para quem tem lábios muito secos ou para os dias mais frios, quando é comum sofrer com os lábios rachados.
 

Essa é mais uma maneira de como usar óleo de argan, já que as propriedades emolientes dessa substância amaciam e suavizam a pele. O resultado são lábios mais hidratados e naturalmente nutridos!
 

Óleo marroquino é indicado para todos os tipos de pele?

Todas as qualidades do óleo de argan fazem com que ele seja indicado para qualquer situação: pele ressecada, mista, seca ou oleosa. Porém, quem sofre com excesso de oleosidade precisa ter um pouco mais de atenção.

Mesmo que regular a produção de sebo faça parte dos benefícios do óleo de argan para o rosto e para o corpo, aplicar demais pode ter o efeito reverso. Ou seja, você arrisca deixar os poros obstruídos se não souber usar corretamente.

 

Experimente na sua rotina de skincare com Palmolive Naturals

Agora que você sabe o que é argan, deve estar se perguntando o que é preciso fazer para poder contar com essa preciosidade, certo? E a boa notícia é que existe um jeito muito prático de trazer o “ouro marroquino” para o seu dia a dia! 

Experimente o sabonete líquido Palmolive Naturals Sensação Luminosa Óleo de Argan & Oil-complex que incorpora todas as propriedades dessa substância em um único produto que garante a limpeza e uma fórmula hidratante natural para deixar sua pele radiante todos os dias! 

 

 

Dúvidas frequentes sobre óleo de argan para pele

Quem tem acne pode usar óleo de argan?

Sim. O óleo de argan reduz a presença de acne porque é anti-inflamatório. Também colabora com a cicatrização da pele, promove a regeneração e mantém a hidratação, e por isso pode ser incluído na rotina de skincare de quem tem pele acneica. 

Óleo de argan tira manchas?

O óleo de argan tira manchas da pele com o uso contínuo de produtos com esse ativo, pois ele possui ácido ferúlico, uma substância que age na pele deixando o tom mais uniforme. Além disso, o argan também colabora com a cicatrização. 

Óleo de argan é bom para rosácea?

Sim. O tratamento de peles mais sensíveis depende do uso de substâncias que reúnam características como as do óleo de argan marroquino: ele hidrata e nutre a pele com uma textura leve, altamente nutritiva e absorção rápida.

 



Nós recomendamos

Mais dicas para você