Conheça os benefícios do óleo de argan para o cabelo e veja como usar
O óleo de argan, um ativo natural extraído da semente da árvore Argania spinosa, nativa do Marrocos, é rico em nutrientes, como vitamina E, ácidos graxos essenciais e antioxidantes. Por isso, os benefícios do óleo de argan para o cabelo são inúmeros.
Usar o óleo de argan é excelente para deixar o cabelo mais brilhoso e sedoso, reduzindo o frizz e as pontas duplas. Além disso, ele ajuda a manter a cor e dar brilho aos fios.
Veja como usar o argan para o cabelo e quais são seus principais benefícios!
O que é o óleo de argan para cabelo?
O óleo de argan para o cabelo é de origem vegetal, prensado a frio, com consistência leve e um aroma bastante agradável, além de ser facilmente absorvido pelos seus fios. Além disso, é ideal para quem quer aprender como deixar o cabelo bonito.
O óleo de argan para o cabelo tem uma cor amarelada inconfundível. Pode ser aplicado nos seus fios de diferentes maneiras, dependendo de qual for seu objetivo: dar mais brilho, maciez, hidratação, entre outros.
Além disso, como explicado anteriormente, os benefícios do óleo de argan se estendem para todos os tipos de cabelo, sejam os lisos, cacheados, ondulados ou crespos, com muito ou pouco volume.
5 benefícios do óleo de argan para o cabelo
O óleo de argan hidrata seus fios ressecados com apenas algumas gotas. O resultado é quase milagroso para suas madeixas, já que também pode ser misturado a cremes e máscaras de nutrição.
Agora que você já sabe para que serve, chegou o momento de ver cinco benefícios do óleo de argan e deixar os seus fios ainda mais bonitos e sedosos.
1. Hidratação e nutrição dos fios
O argan é um excelente hidratante para os cuidados com o cabelo. Ele ajuda a repor os lipídios perdidos, deixando os fios mais macios, sedosos e brilhantes.
Os lipídios são essenciais para a saúde dos cabelos. Eles ajudam a manter a hidratação dos fios, protegendo da desidratação e do ressecamento. O argan é rico em ácidos graxos essenciais - um tipo de lipídio importante para o corpo.
Para obter os melhores resultados na hidratação e nutrição, o óleo deve ser aplicado nos cabelos úmidos ou secos, diretamente nos fios ou misturar com o seu shampoo, condicionador ou máscara de tratamento.
2. Melhora da elasticidade do cabelo
Entre os benefícios do óleo de argan estão a melhora na elasticidade dos fios, tornando-os menos quebradiços. Com isso, as chances de sofrer uma queda de cabelo significativa diminuem e o resultado é um cabelo forte.
3. Controle do frizz
O óleo ajuda a controlar o frizz, deixando os seus fios mais alinhados. O frizz é causado pela falta de hidratação e nutrição do cabelo e, como o argan ajuda a repor os lipídios perdidos, os fios ficam mais macios e sedosos.
Outro motivo para isso é que o argan é rico em vitamina E, o que também contribui para um efeito reparador direto na fibra dos cabelos e, dessa forma, reduz a queda dos fios.
4. Proteção térmica
Um benefício do óleo de argan pouco falado é sua capacidade de formar uma camada protetora ao redor dos fios, protegendo contra o calor de secadores, chapinhas e babyliss.
É importante você ter em mente que o calor pode danificar os cabelos, deixando os fios ressecados, quebradiços e com pontas duplas. O óleo ajuda a proteger suas madeixas das altas temperaturas, evitando que elas sejam danificadas.
Dessa forma, ele funciona como um protetor térmico, evitando que os fios fiquem enfraquecidos e danificados pelo ação de secadores, chapinhas e outros aparelhos.
5. Anti-inflamatório para o couro cabeludo
Outro benefício do óleo de argan é que ele tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias, que podem ajudar a aliviar a irritação e a coceira no seu couro cabeludo.
Essa irritação costuma ser causada por diversos fatores, como:
uso de produtos químicos;
a secura excessiva;
a caspa.
No entanto, se o seu couro cabeludo estiver lesionado ou com bastante irritação, é recomendado que você procure um médico especialista, como o tricologista, antes de aplicar o óleo ou qualquer outro produto.
Como aplicar óleo de argan no cabelo?
Como você viu, o óleo de argan é excelente para reparar as pontas do cabelo durante a finalização. Além de deixar seus fios leves e macios, ele proporciona um brilho imediato e protege dos efeitos nocivos da umidade.
O tipo de aplicação vai depender da finalidade que você procura. Por isso, veja algumas formas de usar o produto no cabelo da maneira certa:
pré-poo: antes da lavagem dos cabelos, deixe o óleo agir por 20 a 30 minutos e depois lave normalmente;
hidratação: misture algumas gotas de óleo com um creme de hidratação. Aplique nos cabelos úmidos e deixe agir por 30 minutos. Depois, enxágue bem;
umectação com óleo de argan: aplique o óleo nos cabelos secos, massageando suavemente. Cubra com uma touca de plástico ou uma toalha quente e deixe agir por pelo menos 30 minutos. Em seguida, lave normalmente;
finalizador: aplique algumas gotas de óleo nos cabelos ainda úmidos ou secos, massageando suavemente;
após tintura: passe algumas gotas de óleo nos cabelos úmidos, fazendo uma massagem no seu couro cabeludo e fios.
E para garantir toda a proteção e benefício do óleo de argan, use no banho o condicionador Palmolive Luminous Oils Óleo de Argan Marroquino e Camélia. Ele fortalece e protege os seus fios, selando as cutículas dos cabelos e evitando pontas duplas.
A fórmula com óleo de argan e camélia melhora a textura e o brilho do seu cabelo, deixando eles muito mais brilhantes e saudáveis.
Dúvidas frequentes sobre benefícios do óleo de argan
Posso fazer umectação noturna com óleo de argan?
Sim. Para fazer a umectação noturna, basta aplicar o óleo de argan para o cabelo nele seco, massageando suavemente. Cubra eles com uma touca de plástico ou uma toalha quente e deixe agir durante a noite. No dia seguinte, lave os cabelos normalmente.
Como saber se o óleo de argan é verdadeiro?
O óleo de argan verdadeiro tem uma cor amarelada, com um aroma agradável. Ele é facilmente absorvido pelos fios, sem deixá-los pesados ou oleosos.
Quanto tempo o óleo de argan puro deve ficar no cabelo?
O tempo que o óleo de argan puro deve ficar no cabelo depende do objetivo do uso. Por exemplo, se o objetivo é hidratar e nutrir os fios, o ideal é deixar ele agir por pelo menos 20 minutos. Se o cabelo estiver muito ressecado, 30 minutos ou mais.