Cuidar dos cabelos dos pequeninos é uma delícia, não é mesmo? Aquele momento de carinho e aconchego é bom demais… Mas, para manter os fios sempre saudáveis e brilhantes, é importante usar um bom shampoo infantil.
Além disso, optar por produtos adequados garante não só a saúde dos fios, mas também protege o couro cabeludo sensível das crianças. Com a escolha certa, o banho pode ser uma verdadeira aventura cheia de espuma e diversão!
Veja neste conteúdo como acertar na escolha e deixar o banho da turminha ainda mais especial.
Por que é importante escolher o shampoo infantil correto?
A pele e os cabelos das crianças são muito mais sensíveis que os dos adultos. O couro cabeludo dos pequenos, por exemplo, ainda está em desenvolvimento e produz menos sebo, a oleosidade natural que protege os fios.
Usar produtos inadequados pode causar irritações, ressecamento, coceira e até alergias. O shampoo infantil, por outro lado, é especialmente formulado para limpar bem, sem agredir os cabelinhos ainda frágeis.
Além disso, os produtos específicos para crianças são suaves para a pele, não irritam o couro cabeludo e não causam ardência nos olhos da galerinha, já que contam com pH neutro na fórmula.
Afinal, a criançada merece ter um cabelo bonito e saudável, com produtos que deixem a hora do banho ainda mais divertida!
Os 7 passos para escolher o shampoo de criança ideal
A escolha do melhor shampoo infantil exige certa atenção. Ele precisa ter fórmula balanceada que mantenha o equilíbrio natural do couro cabeludo, prevenindo o acúmulo de oleosidade e outras condições desconfortáveis.
A seguir, você encontra um passo a passo do que deve ser analisado na hora de comprar um shampoo de criança.
1. Veja a indicação de idade
Nada impede que uma criança maior continue usando o mesmo shampoo e condicionador infantil de bebê, já que as fórmulas são seguras e suaves. No entanto, ao passar do tempo, é importante levar em consideração outras características do desenvolvimento:
0 a 6 meses: o couro cabeludo é sensível e o sistema imunológico está se formando. Prefira um shampoo neutro infantil, hipoalergênico e sem fragrâncias;
6 meses a 2 anos: o cabelo começa a crescer e engrossar. Escolha shampoos que limpam sem ressecar, com ingredientes como camomila ou aloe vera;
2 a 5 anos: as crianças estão mais ativas e expostas a diferentes ambientes. Escolha fórmulas leves e hidratantes;
5 anos e acima: os fios começam a parecer mais com os dos adultos, mas ainda são finos. Use shampoos hidratantes e fortalecedores, sem fórmulas pesadas.
E não se esqueça de testar o produto em uma pequena área do couro cabeludo do seu filho antes de usar regularmente, para garantir que não há nenhuma reação adversa.
Usando o shampoo adequado, você garante que a concentração dos ingredientes é segura para a hidratação que os pequenos precisam.
2. Escolha um shampoo que não cause irritação nos olhos
É comum que as crianças pequenas tenham maior sensibilidade a produtos de higiene pessoal, principalmente quando entram em contato com os olhos.
Por isso, é importante escolher um shampoo que não arde o olho ou "livre de lágrimas”.
Essa indicação garante que a fórmula é mais suave, sem ingredientes agressivos que possam causar ardência ou irritação nos olhos.
3. Considere o tipo de cabelo do seu filho
Assim como os adultos, as crianças também têm fios mais secos, oleosos, crespos, lisos ou cacheados. Quando os pais conseguem identificar essa característica desde cedo, fica mais fácil encontrar a melhor opção para elas: