Escovar o cabelo faz mal? Conheça 3 dicas para proteger os seus fios!

mulher escovando o cabelo



Exposição ao sol, falta de hidratação ou má higienização são alguns fatores que podem deixar os cabelos danificados. Mas, e na hora da escovação? Será que escovar o cabelo faz mal para os fios?

Junto a essa dúvida, é comum que você tenha outros questionamentos. Por exemplo, de quanto em quanto tempo você deve pentear os cabelos? O que você deve evitar fazer nesse momento?

Todas essas dúvidas serão respondidas aqui. Continue a leitura e veja três dicas infalíveis que garantem uma escovação mais fácil e saudável para os seus fios!
 

Afinal, escovar o cabelo faz mal?

Passar a escova todos os dias nos fios pode ser muito benéfico. Por isso, se você achava que escovar o cabelo faz mal, é hora de mudar esse pensamento.
 

A escovação garante que a oleosidade natural do couro cabeludo seja levada até as pontas.
 

Essa prática diária é uma das formas de como deixar o cabelo bonito naturalmente e hidratado. Isso porque a escovação estimula a circulação sanguínea do couro cabeludo, favorecendo o crescimento dos novos fios.
 

Além disso, a escovação diária ajuda a retirar as impurezas que se acumulam na região! 
   

O que você deve evitar ao escovar o cabelo?

Apesar da escovação ser uma boa prática, é preciso tomar alguns cuidados básicos. Confira os quatro erros mais comuns e que devem ficar bem longe da sua rotina:

(H3) Secar o cabelo todo molhado

Você tem o hábito de usar o secador logo após o banho? Se a resposta for sim, saiba que isso pode ser muito prejudicial para os seus fios.

O cabelo encharcado deixa as fibras capilares mais fracas.
 

Na prática, seu cabelo fica mais frágil e suscetível a quebras. 
 

Na hora que a escova encontra os fios junto ao calor do secador, a chance de deixá-lo danificado é enorme. Por isso, procure secar bem seus cabelos antes de entrar com o secador e a escova.

Usar escova de metal

Usar escova de metal no cabelo pode ser prejudicial, pois suas cerdas rígidas e metálicas podem danificar a cutícula capilar, causando quebra e pontas duplas. 

Além disso, ela pode causar irritação no couro cabeludo e aumentar a produção de oleosidade. Optar por escovas com cerdas mais suaves e naturais é uma escolha mais saudável para a saúde do seu cabelo.    

Não usar protetor térmico

A chapinha muito quente pode quebrar a estrutura capilar. Seu calor intenso, em contato com os fios, faz com que eles se quebrem e fiquem danificados.

Nessas horas, a solução mais eficaz é usar um protetor térmico para evitar esse problema. 

Normalmente, a aplicação é feita antes de secar os cabelos ou na hora de fazer chapinha.  

Esquecer do reparador de pontas

Após secar e escovar seus cabelos, não esqueça do reparador para as pontas.

Esse produto garante que boa parte do cabelo absorva os nutrientes necessários, tanto para ficar bonito quanto para se manter saudável. Saber como usar reparador de pontas é uma tarefa básica para ter um cabelo cada vez mais suave:

  • após a lavagem, retire o excesso de água do cabelo, deixando ele levemente úmido;

  • aplique uma pequena quantidade do reparador na palma da mão;

  • passe o reparador nas extremidades, evitando a raíz do cabelo;

  • por fim, é só usar um pente de dentes largos ou uma escova para distribuir o produto.
     

3 dicas para manter seu cabelo bonito

Agora que você já sabe o que deve evitar na hora de escovar os cabelos, é hora de conhecer três boas práticas que vão deixar seu cabelo pronto para tudo.

Vamos lá?

1. Crie um cronograma capilar

Um cronograma capilar intensifica seus cuidados com a saúde e beleza dos fios. Com ele, você segue uma rotina que intercala hidratação, nutrição e reconstrução. É possível dividir esses cuidados em diferentes dias, de acordo com as necessidades do seu cabelo.

(H3) 2. Evite secar o cabelo em altas temperaturas

Secar o cabelo uma vez não danifica seus cabelos. O problema é quando isso vira uma rotina. Se for indispensável usar o secador, tenha atenção com a temperatura escolhida. Evite deixar o ar muito quente, pois isso prejudica a saúde dos fios e do couro cabeludo.  

3. Use produtos com ativos reparadores

Escovar o cabelo faz mal quando você ignora os produtos certos. Para intensificar a beleza de seus cabelos, escolha aqueles que reparam os fios, com componentes que ajudam na hidratação e na reconstrução capilar.

Quer uma dica de ouro?

Palmolive Naturals Reparação Completa é o shampoo ideal para reparar os fios danificados.

Experimente ter cabelos mais bonitos, macios e protegidos das impurezas do dia a dia! 
 

Dúvidas frequentes sobre o tema escovar o cabelo faz mal

Quem tem química no cabelo pode escovar todos os dias?

O excesso de química no cabelo pode ser prejudicial aos fios, pois retira muitos nutrientes necessários para o seu fortalecimento. A escovação regular é uma forma de nutrir as pontas e deixar os fios revitalizados.    

Pode lavar e escovar os cabelos todos os dias?

Você pode escovar os fios todos os dias, mas evite lavar na mesma frequência. Em cabelos secos, a lavagem em excesso pode retirar a camada de proteção natural. Mas, se o seu cabelo for mais oleoso, a lavagem diária é indicada para evitar a caspa, por exemplo. 

Fazer escova com o cabelo seco estraga?

Não, escovar o cabelo faz mal apenas quando ele está encharcado. Nesse momento, os fios estão frágeis e propensos a quebras. Ou seja, as altas temperaturas do secador podem causar estragos nas cutículas capilares.



Nós recomendamos

Mais dicas para você