Como criar uma rotina de hidratação para pele seca?
Criar uma rotina de hidratação para pele seca envolve mais do que apenas aplicar um creme corporal. É preciso adotar hábitos diários que ajudem a reter a umidade e proteger a derme.
Pequenos ajustes no seu dia a dia, desde a escolha correta entre os tipos de sabonete até uma alimentação rica em vitaminas, antioxidantes e água, podem fazer toda a diferença.
Conheça a seguir algumas dicas práticas para montar uma rotina de cuidados eficaz e deixar sua pele macia, saudável e hidratada.
Use protetor solar todos os dias
Você costuma usar protetor solar só quando vai à praia ou à piscina? Embora essa seja uma prática comum entre muitas pessoas, ela deve ser evitada.
Afinal, a exposição solar constante, mesmo que por um curto período, pode acelerar o ressecamento da pele e causar danos a longo prazo.
Por isso, o ideal é incluir o protetor solar na sua rotina de hidratação para pele seca, seja em dias nublados ou em ambientes internos!
Isso porque, mesmo dentro de casa, a pele também está exposta à luz, seja do sol que entra pela janela, das lâmpadas dos cômodos e até das telas de computadores e celulares.
Para garantir a proteção da pele do corpo, siga essas dicas:
use aproximadamente 1 colher de sopa para cada parte do corpo exposta ao sol (como braço, perna, tronco);
escolha o fator de proteção (FPS) 30 ou superior. Para quem tem a pele muito clara, o indicado é usar o FPS 50 ou mais;
prefira protetores com fórmulas hidratantes e ingredientes calmantes como ácido hialurônico e aloe vera para evitar a pele seca e ressecada;
reaplique a cada duas horas ou mais frequentemente se você suar ou nadar.
Para o rosto:
se possível, use um protetor solar facial, ou seja, específico para essa área. Aplique cerca de 1 colher de chá (aproximadamente 2 gramas) para cobrir todo o rosto, incluindo testa, bochechas, nariz, queixo, pescoço e colo (logo abaixo do pescoço);
aplique após o hidratante facial e antes da maquiagem. Isso garante uma camada de proteção eficaz;
passe pela manhã e reaplique a cada duas horas, principalmente se estiver ao ar livre;
as opções com cor oferecem proteção extra contra luz visível, ideal para quem fica em ambientes fechados, como escritórios.
Beba água na quantidade ideal para o seu corpo
Beber água regularmente é um dos principais cuidados com a pele afinal ela ajuda a manter a elasticidade, além de apoiar diversas funções corporais, como regulação da temperatura corporal e remoção de resíduos e toxinas.
Mas atenção: a quantidade ideal varia de pessoa para pessoa. Para calcular o volume de água que você deve beber por dia, multiplique seu peso por 0,35 ml.
Por exemplo, uma pessoa com 80 kg precisa consumir pelo menos 2,8 litros de água todos os dias (80 kg x 35 ml = 2,8 litros).
Além da ingestão de água, você pode complementar a hidratação com:
chás de camomila, hibisco ou verde, que são ricos em antioxidantes e ajudam na hidratação;
água de coco, uma forma deliciosa para hidratar pele seca no verão;
sucos naturais, como melancia, abacaxi e laranja. No entanto, prefira versões sem adição de açúcar para manter um equilíbrio saudável.
Evite banhos muito quentes e longos
Às vezes, um banho relaxante é tudo o que se precisa após um dia exaustivo. No entanto, a água muito quente pode remover os óleos naturais da pele, deixando-a ressecada e sem proteção.
Para evitar que seu momento de prazer comprometa a sua barreira cutânea:
prefira banhos mornos, evitando a água muito quente;
não exceda os 5 a 10 minutos para que a pele não perca muita umidade;
opte por um sabonete hidratante, que limpa sem remover a camada natural de hidratação da pele. Escolha fórmulas com óleos ou manteigas na composição.