1. Dermatite seborréica
A dermatite seborreica é uma condição que acomete diversas pessoas. Ela é uma inflamação no couro cabeludo, que pode levar a vermelhidão e descamação na região.
Suas causas ainda não são completamente conhecidas, mas o mais provável é que esse problema pode ter origem genética ou ser desencadeado por agentes externos, como alergias e queimaduras.
2. Caspas
Um dos problemas no cabelo mais comuns são as caspas. Sabe aqueles flocos brancos que caem da sua cabeça? Eles são o principal sintoma de que você tem esse problema.
A caspa aparece por causa da descamação do couro cabeludo, causada por inúmeros motivos. Algumas das principais razões para isso estão ligadas ao sebo produzido na pele, assim como estresse e alergias.
3. Queda de cabelo
Outro problema que acomete tanto homens quanto mulheres é a queda de cabelo. A perda de fios é algo normal no dia a dia, já que faz parte da renovação do couro cabeludo e dos cabelos.
Isso se torna um problema quando a queda é constante e em grande volume. Suas causas são variadas, desde estresse até má alimentação. É essencial que você procure um médico quanto antes.
O tricologista é o profissional responsável por cuidar dos pelos ou cabelos. Ele é um especialista nessa área e vai saber indicar o melhor tratamento de acordo com o seu caso.
4. Fios danificados
O fio de cabelo danificado também é um problema comum. Geralmente, esse dano aparece na forma de pontas duplas, frizz ou ressecamento.
Suas causas mais comuns são o uso intenso de chapinha para alisar o cabelo e fazer procedimentos com produtos químicos, como pintar ou descolorir os fios. Porém, a radiação solar e a poluição também contribuem para esse cenário.
5. Infecções fúngicas no couro cabeludo
As infecções fúngicas no couro cabeludo atingem a epiderme, camada mais externa da pele. Isso gera danos nos fios e pode causar a queda de cabelo se não for tratado a tempo.
Essa condição afeta principalmente as crianças, pelo contato com áreas infectadas. Além da perda de cabelo, também causa lesões arredondadas e deixa a pele avermelhada na região.
6. Alopecia
Quando você identifica áreas no seu couro cabeludo sem cabelo, pode ser um sinal de alopecia. Ela é uma doença que causa a rarefação ou a queda dos fios, sendo transitória ou definitiva.
Por suas características de calvície, é mais comum em homens. Suas principais causas são:
fungos no couro cabeludo;
estresse;
uso de medicamentos;
reação dos hormônios pós-parto;
uso de produtos químicos inadequados e com alta frequência;
doenças, como hipotireoidismo;
deficiência de proteínas, ferro e zinco.
7. Couro cabeludo sensível
Algumas condições podem deixar o couro cabeludo sensível. Dermatite e foliculite são dois dos principais fatores para essa condição. Elas podem apresentar dores na região, além de vermelhidão em excesso.
Conhecida como tricodinia, o problema está relacionado à oleosidade excessiva e uso de químicos no couro cabeludo.