Xô, cabelo com frizz! 6 truques para se livrar dos fios arrepiados
O cabelo com frizz pode ser uma fonte de frustração. Afinal, os fios desalinhados podem causar uma impressão de descuido, o que, em algumas situações, até afeta a autoestima e a confiança.
E o frizz no cabelo é mais comum do que você imagina. Mas isso não significa que você precisa conviver com o cabelo frisado 24 horas por dia.
Isso porque existem produtos formulados para atuar diretamente nos fiozinhos arrepiados, assim como dicas práticas que ajudam a acabar com o problema.
Veja neste conteúdo 6 dicas práticas para tirar frizz do cabelo. Boa leitura!
Para começar: quais são as principais causas do cabelo com frizz?
O frizz no cabelo nada mais é do que fios arrepiados, desalinhados, rebeldes e fora do lugar.
Em geral, a causa do cabelo com frizz está ligada ao ressecamento. Ao perder água e nutrientes, o cabelo tende a ficar com uma aparência seca e opaca – características típicas de um cabelo com muito frizz.
Além disso, se você busca maneiras de como acabar com frizz, é bom lembrar que essa condição tem relação com outras questões, como:
fatores genéticos;
textura do cabelo;
condições climáticas e calor excessivo;
danos causados por tratamentos químicos.
E se o cabelo arrepiado faz parte da sua realidade, agora é a hora de aprender a deixar o cabelo naturalmente lindo com alguns truques simples.
As 6 dicas para acabar com o frizz do cabelo de uma vez por todas
1. Use touca de cetim para dormir
Ao contrário dos travesseiros de algodão e de outros tecidos ásperos, o cetim é um material mais suave e deslizante. Por isso, quando você usa uma touca de cetim, impede que os fios fiquem quebradiços por conta do atrito entre o cabelo e o travesseiro.
Uma touca de cetim pode ajudar a preservar a definição do cabelo, especialmente daqueles mais cacheados.
Se você não gosta de dormir de touca, outra boa opção é usar uma fronha de cetim no travesseiro. Assim, seu penteado continua preservado durante a noite!
2. Faça hidratação para cabelo com frizz
Um cabelo que tende a perder a sua umidade natural pode ficar com as cutículas abertas, deixando os fios mais porosos e expostos ao frizz. Para evitar isso, uma hidratação semanal não pode ser dispensada.
Para manter o equilíbrio de umidade e prevenir o cabelo com frizz, é simples:
primeiro, lave o cabelo com shampoo suave para tirar toda a sujeira dos fios;
passe condicionador hidratante nas pontas (que tendem a ser mais secas);
aplique uma máscara capilar e deixe agir por cerca de 20 minutos;
enxágue completamente o cabelo com água morna ou fria;
desembarace o cabelo com cuidado, das pontas até a raíz;
para terminar, use um leave-in para finalizar e deixe o cabelo secar naturalmente.
3. Finalize com produto para frizz de cabelo
Existem vários produtos disponíveis para prevenir o cabelo frisado, como:
óleos capilares;
cremes de pentear;
séruns;
sprays anti-frizz.
Em geral, eles devem ser aplicados nos cabelos úmidos, logo após a lavagem e o condicionamento. E a explicação é simples: o cabelo úmido ajuda na distribuição do produto e, consequentemente, na absorção pelos fios.
Só evite aplicar os finalizadores em grande quantidade: isso pode deixar o cabelo com aspecto pesado ou oleoso!
4. Cuidado com água quente na hora de lavar
Lavar o cabelo na água quente faz com que os fios percam a umidade natural. A consequência disso é que o couro cabeludo e as madeixas podem ficar bem ressecados.
A partir daí, é comum notar o cabelo mais arrepiado e com frizz.
Por isso, prefira lavar o cabelo com água morna ou fria. Assim, você ajuda a manter as cutículas do cabelo seladas, reduzindo o frizz no cabelo e o aspecto bagunçado.
5. Invista em cauterização se os fios estiverem muito danificados
Além dos cuidados básicos com shampoo, condicionador e finalizadores, é importante incluir outras práticas na rotina de cuidados capilares.
A cauterização capilar, por exemplo, é um tratamento intensivo que pode restaurar a saúde e a integridade dos fios danificados.
Fora a reparação de danos causados por tratamentos químicos, a cauterização tem outras vantagens:
repõe nutrientes, como queratina, aminoácidos e proteínas;
sela as cutículas e reduz a perda de umidade;
melhora a elasticidade, deixando os fios mais resistentes ao frizz;
entrega uma aparência mais brilhante, macia e saudável.
Mas, atenção: a cauterização capilar é um procedimento profissional que deve ser feito por um(a) cabeleireiro(a) experiente!
6. Use um bom protetor térmico
É sempre bom evitar, mas se for usar qualquer fonte de calor no seu cabelo, aplique um protetor térmico para evitar o ressecamento e o frizz.
O cuidado também deve ser redobrado ao se expor ao sol, ou mergulhar no mar e na piscina. A água salgada e tratada com cloro tem substâncias que ressecam o cabelo. Isso pode deixar os fios mais ásperos, sem brilho e frisados.
Não esqueça também de enxaguar o cabelo com água limpa para tirar todo o excesso de sal ou cloro.
Para completar a higienização dos fios,, aplique produtos que restauram a umidade e a maciez do cabelo, como o shampoo Palmolive Luminous Oils Óleo de Argan Marroquino e Camélia e o condicionador Palmolive Luminous Oils Óleo de Argan Marroquino e Camélia.
Diga adeus ao cabelo com frizz com essa dupla imbatível de shampoo e condicionador, que conta com poderosos ativos naturais atuando na nutrição e proteção dos fios. Experimente!
Dúvidas frequentes sobre cabelo com frizz
Como acabar com frizz do cabelo cacheado?
Além da hidratação regular com condicionadores e máscaras capilares específicas para cachos, é importante desembaraçar os fios com delicadeza. Para isso, você pode usar um pente de dentes largos, de preferência de madeira. Também evite esfregar o cabelo com a toalha na hora de secar.
Fios ressecados têm relação com o cabelo frisado?
Sim. O ressecamento do cabelo é uma das causas comuns do frizz, já que a perda de umidade pode deixar os fios mais arrepiados e com aparência descontrolada.
Óleos naturais são bons para frizz no cabelo?
Sim, os óleos naturais são ótimos finalizadores para domar os fios arrepiados. Entre os principais estão o óleo de argan, de coco e o de abacate. Só não esqueça de passar em pouca quantidade, já que usar o produto em excesso pode deixar o cabelo oleoso.