Quais os cuidados necessários com cabelo poroso?
Se você se identificou acima, pode estar se perguntando: cabelo poroso o que fazer? É hora de entender qual a rotina de tratamento deve ser aplicada na prática para recuperar a saúde dos seus fios!
O cabelo com alta porosidade apresenta mais dificuldade de absorver bons produtos, então é necessário evitar o uso excessivo de ferramentas térmicas e descolorações ou tinturas.
Para saber qual tratamento seu cabelo precisa, é indicado fazer o teste de porosidade dos fios:
coloque um fio de cabelo limpo em um copo com água;
espere por 10 minutos;
caso o fio fique boiando, isso significa que o cabelo está muito poroso;
caso fique no meio, é sinal de que está saudável;
se ele afundar, é porque o cabelo está com pouca porosidade (e isso também é um problema).
O cabelo cacheado normalmente apresenta com maior frequência essa questão da porosidade capilar, que indica a capacidade do fio de absorver substâncias, resultando em maior facilidade de abertura das cutículas, ressecamento e fragilidade.
Apesar de muitas pessoas acharem que o cabelo poroso cacheado acontece devido aos cachos, o que ocorre é que a curvatura dos fios pode dificultar o transporte da oleosidade natural da raiz até as pontas, fazendo com que os fios ressequem mais facilmente. Por isso, é preciso saber como tratar esse problema. Confira a seguir!
Como recuperar?
Para saber mais sobre como resolver cabelo poroso, além de evitar alisamentos e tinturas, é indicado tomar alguns outros cuidados especiais na sua rotina, entre eles estão:
use produtos que bloqueiam raios UVA e UVB quando for tomar sol;
dê um tempo dos procedimentos químicos;
evite o uso em excesso de chapinhas e secadores;
mantenha uma alimentação saudável;
cheque os níveis de vitaminas no seu organismo;
beba bastante água;
use creme para cabelos porosos, com proteínas e lipídios na formulação.
Esses cuidados também ajudam você a evitar o cabelo áspero, trazendo mais hidratação e deixando os cabelos fortes com mais facilidade.
Cabelos secos ou ressecados, qual a diferença?
Apesar de tanto o cabelo seco quanto o ressecado indicarem um cabelo sem brilho, fraco e quebradiço, há uma diferença entre eles: os fios secos são uma característica que se mantém por toda a vida, enquanto o ressecamento é um estado que ocorre pelos danos químicos e físicos.
Ou seja, o cabelo seco é resultado de uma condição natural das madeixas, podendo ser o resultado de uma condição natural dos fios, enquanto o cabelo ressecado é ocasionado pelo excesso de química, o uso diário de ferramentas de calor, a descoloração e o uso de produtos inadequados.
Outra diferença é na aparência: o cabelo seco pode apresentar falta de oleosidade natural desde a raiz até as pontas dos fios, enquanto o cabelo ressecado tende a mostrar mais danos do meio para as pontas das madeixas, apresentando texturas diferentes.
Para conferir como fazer hidratação para cabelo ressecado e manter a beleza e a força dos seus fios a longo prazo, fique de olho nas dicas a seguir.
Como tratar cabelos danificados?
Está com o cabelo ressecado, o que fazer? Os fios danificados, detonados por descolorações e alisamentos, além de indicar um cabelo poroso e muito ressecado, tende a perder a elasticidade e esfarelar com mais facilidade, precisando de um tratamento mais focado, como:
escolha máscaras para cabelos porosos;
use ativos nutritivos naturais, como óleo e extrato de coco;
evite ferramentas de calor, como secador de cabelo, chapinha e modeladores;
faça cauterização para reconstruir a massa capilar de cabelos secos;
opte por produtos ricos em queratina, que auxiliam na retenção de umidade e reestruturam o fio em toda a extensão, reconstruindo a fibra e preenchendo os espaços;
estabeleça uma rotina de cuidados com os produtos adequados para o seu tipo de cabelo.
Como é possível perceber, além de hidratar e fazer cuidados caseiros, é preciso proteger os cabelos contra o calor para manter a força dos fios em dia. Por isso, é indicado ter uma rotina de hidratação e nutrição com produtos adequados no dia a dia.
Ainda não sabe como manter esses cuidados de forma prática e eficaz? Se você ainda não descobriu como tratar cabelo poroso, continue acompanhando a leitura deste artigo e confira o passo a passo do próximo tópico.
Passo a passo para hidratar os fios diariamente
Não basta utilizar apenas produtos adequados para cuidar dos seus fios, mas é preciso também seguir uma ordem correta para hidratar e conquistar uma mudança de cabelo poroso antes e depois realmente eficaz. Confira, a seguir, o passo a passo:
passe óleo nas pontas antes de higienizar as madeixas;
lave o cabelo com shampoo depois de ter aplicado o óleo meia hora antes do banho;
retire o excesso de água depois de lavar bem e aplique máscara do meio do cabelo para as pontas;
remova o excesso de produto e aplique o condicionador;
enxágue bem com bastante água;
utilize leave-in nas pontas;
passe óleo reparador de pontas.
O cabelo poroso pode e deve ser tratado para que você recupere a saúde dos seus fios, ganhando mais brilho e maciez. Quer saber como deixar suas madeixas mais fortes, hidratadas e com o movimento que você merece, realçando sua beleza natural?
Conheça o shampoo Palmolive Naturals Nutrição Extraordinária, que controla os nós e mantém a suavidade prolongada em cada fio.
Dúvidas frequentes sobre cabelo poroso
Por que o cabelo fica áspero?
Normalmente o cabelo fica áspero quando apresenta sintomas de opacidade, ressecamento e frizz excessivo, podendo ser causado por alguns fatores no dia a dia, como o excesso de produtos químicos e ferramentas térmicas nos fios.
O que vem primeiro o condicionador ou a hidratação?
Primeiro você deve passar uma máscara hidratante, logo após a lavagem e o enxágue, para depois aplicar o condicionador do meio para as pontas do cabelo, a fim de selar as cutículas.
Quanto tempo posso ficar com o creme de hidratação no cabelo?
É recomendado passar até meia hora com o creme de hidratação, mas isso pode variar a depender do produto, então é importante ler o rótulo e as indicações de cada máscara hidratante antes de utilizá-la.