Como tomar banho sem prejudicar a saúde da pele?

mulher tomando banho feliz com chuveiro ligado



Com certeza você sabe como tomar banho. Mas já sentiu que sua pele está ressecada ou sem brilho depois de sair do chuveiro?

Isso é um sinal que sua rotina de banho pode ficar ainda melhor com alguns pequenos cuidados para manter sua pele protegida na hora da limpeza, como diminuir a temperatura da água e usar produtos hidratantes.

Quer saber como tomar banho sem prejudicar sua pele? Veja 5 dicas simples para aplicar no seu dia a dia! 

Boa leitura!
 

Como tomar banho da forma certa?

Antes de aprender como tomar banho da forma certa, vamos começar com um aviso importante: cada pessoa tem necessidades específicas de cuidados com a pele.

Por isso, antes de escolher o tipo de sabonete ideal, vale a pena procurar um dermatologista para conhecer melhor o seu tipo de pele e as necessidades que ela apresenta.

 

infográfico sobre os oito tipos de sabonete

A orientação médica ajuda muito na hora de escolher o sabonete para o corpo e o sabonete para o rosto que você deve utilizar no dia a dia. 

Agora, veja dicas sobre como tomar banho sem prejudicar a pele.

 

1. Prefira água morna e banhos mais curtos

Na rotina de cuidados com a pele, evite ao máximo a água quente, principalmente se sua pele é mais seca ou sensível.

As altas temperaturas removem os óleos naturais da pele, levando ao ressecamento e irritações.

Para evitar desconfortos e desfilar uma pele radiante por aí, basta tomar banho com temperaturas mornas ou até mesmo frias. Com essa dica simples, você também evita:
 

  • dilatação dos poros: que pode levar ao acúmulo de sujeira e bactérias, aumentando o risco de acne;

  • agravamento de outras condições de pele: como dermatites, que, geralmente, deixam a pele vermelha e irritada;

  • descamação: a pele pode apresentar aparência áspera e desidratada.
     

2. Evite usar bucha todos os dias

A bucha para tomar banho é excelente para eliminar a sujeira mais intensa, mas é importante usar com moderação para não irritar a pele e remover a camada protetora natural.

Quem usa a bucha o tempo todo corre o risco de ficar com a pele ressecada e muito sensível, algo que pode até gerar um certo desconforto, como coceiras e alergias.
 

3. Prefira o sabonete hidratante

O sabonete hidratante é um item básico para quem deseja aprender como tomar banho corretamente. Eles entregam uma sensação de conforto e bem-estar após o banho, além de proporcionar mais saúde para a pele.

Na prática, esse tipo de sabonete têm ingredientes que ajudam a manter a umidade natural da pele, evitando o temido ressecamento. Na fórmula, normalmente são encontrados agentes emolientes, óleos naturais ou manteigas que deixam a derme mais macia e suave.

 

 

4. Esfoliação demais não é legal

Quando realizada da maneira adequada, a esfoliação ajuda a remover as células mortas da pele. Mas, quando feita em excesso ou de forma agressiva, pode remover também as células saudáveis da camada superior.

Aqui a dica de ouro é: limite a esfoliação a uma ou duas vezes por semana, dependendo do seu tipo de pele. Combinado?

Além disso, priorize o uso de produtos de banho mais suaves e não esfregue a pele com muita força durante a esfoliação.
 

5. Evite usar o mesmo sabonete no corpo todo

Em geral, usar o mesmo sabonete no corpo todo pode resultar em irritação, alergia ou ressecamento excessivo em partes específicas.

Por exemplo: a pele do rosto tende a ser mais sensível e delicada do que a pele do corpo. Ou seja, um produto formulado especificamente para o rosto pode ser mais suave e menos irritante do que um sabonete para o corpo.

Além disso, vale lembrar que algumas áreas do corpo podem precisar de uma limpeza mais profunda do que outras. 

Na dúvida, sempre escolha um sabonete que reúne cheirinho agradável e fórmula suave, como o sabonete líquido Palmolive Naturals Toque Radiante com Framboesa e Turmalina.
 

Dúvidas frequentes sobre como tomar banho

Existe maneira certa de usar sabonete para o corpo?

O ideal é que o sabonete tenha fórmula suave, sem ingredientes irritantes. No banho, ele deve ser aplicado com a pele molhada e espalhado com as mãos ou com a ajuda de uma esponja até que uma espuma se forme.

Qual a melhor ordem de lavagem na rotina de banho? 

Normalmente, a rotina de banho começa pela lavagem do cabelo (com shampoo e condicionador), limpeza do corpo (começando pela cabeça e finalizando nos pés). Na sequência, vem a lavagem do rosto e o enxágue para tirar todo o excesso de produto.

O que acontece se não tomar banho todos os dias? 

Sem o banho regular, a transpiração e o óleo natural da pele se acumulam, deixando a pele suja e com aspecto oleoso. Isso pode causar maus odores e aumentar o risco de acnes e, até mesmo, doenças.

 

 



Nós recomendamos

Mais dicas para você