A orientação médica ajuda muito na hora de escolher o sabonete para o corpo e o sabonete para o rosto que você deve utilizar no dia a dia.
Agora, veja dicas sobre como tomar banho sem prejudicar a pele.
1. Prefira água morna e banhos mais curtos
Na rotina de cuidados com a pele, evite ao máximo a água quente, principalmente se sua pele é mais seca ou sensível.
As altas temperaturas removem os óleos naturais da pele, levando ao ressecamento e irritações.
Para evitar desconfortos e desfilar uma pele radiante por aí, basta tomar banho com temperaturas mornas ou até mesmo frias. Com essa dica simples, você também evita:
dilatação dos poros: que pode levar ao acúmulo de sujeira e bactérias, aumentando o risco de acne;
agravamento de outras condições de pele: como dermatites, que, geralmente, deixam a pele vermelha e irritada;
descamação: a pele pode apresentar aparência áspera e desidratada.
2. Evite usar bucha todos os dias
A bucha para tomar banho é excelente para eliminar a sujeira mais intensa, mas é importante usar com moderação para não irritar a pele e remover a camada protetora natural.
Quem usa a bucha o tempo todo corre o risco de ficar com a pele ressecada e muito sensível, algo que pode até gerar um certo desconforto, como coceiras e alergias.
3. Prefira o sabonete hidratante
O sabonete hidratante é um item básico para quem deseja aprender como tomar banho corretamente. Eles entregam uma sensação de conforto e bem-estar após o banho, além de proporcionar mais saúde para a pele.
Na prática, esse tipo de sabonete têm ingredientes que ajudam a manter a umidade natural da pele, evitando o temido ressecamento. Na fórmula, normalmente são encontrados agentes emolientes, óleos naturais ou manteigas que deixam a derme mais macia e suave.