Biotina e cafeína
A biotina (vitamina B7) tem papel fundamental na síntese de queratina, que é uma proteína essencial para a saúde dos fios.
Um produto que leva biotina na fórmula ajuda no fortalecimento e crescimento do cabelo. Na prática, os fios quebradiços dão lugar a fios mais resistentes e saudáveis.
Já a cafeína tem propriedades vasodilatadoras, ajudando na melhora do fluxo sanguíneo para o couro cabeludo e na entrega dos nutrientes necessários aos folículos capilares.
Proteínas e ceramidas
Além de deixar a estrutura capilar mais forte, esses componentes auxiliam no reparo dos danos, na hidratação e no selamento das cutículas. Com o uso frequente de um bom shampoo para queda de cabelo, você observa os seguintes benefícios:
formação de uma camada protetora que ajuda a proteger o cabelo contra agentes externos, como a poluição e os raios UV;
redução do frizz, proporcionando maior hidratação e menor perda de umidade;
melhora da elasticidade, permitindo que os fios suportem melhor a manipulação diária.
Se você está na dúvida sobre como fortalecer o cabelo, não deixe de contar com o poder das proteínas e das ceramidas!
Ácidos e óleos essenciais
Ácidos como o ácido salicílico e o ácido cítrico ajudam a remover as células mortas do couro cabeludo, tornando o ambiente mais limpo para os novos fios. Isso acontece devido às propriedades esfoliantes que essas substâncias possuem.
Por outro lado, certos óleos essenciais possuem propriedades antifúngicas e antibacterianas. Além disso, óleos essenciais como óleo de jojoba, óleo de argan e óleo de coco são ricos em nutrientes que fortalecem a estrutura capilar.
Com esses componentes poderosos você dá adeus ao cabelo fraco!
Niacinamida
A niacinamida (vitamina B3) pode estimular a produção da queratina, substância que melhora tanto a estética quanto a resistência dos fios. Além disso, a niacinamida tem propriedades anti-inflamatórias, o que ajuda a reduzir inflamações no couro cabeludo.
E mais: esse componente tem papel fundamental no controle da oleosidade, evitando a produção de sebo em excesso que pode obstruir os folículos capilares.
Entendendo as reais causas da queda de cabelo excessiva
Quem começa a perceber o cabelo caindo muito sempre tem a mesma curiosidade:
Afinal de contas, por que a queda de cabelo acontece?
Aqui estão alguns dos motivos mais comuns para a queda de cabelo excessiva:
fatores genéticos, como alopecia ou calvície;
desequilíbrio hormonal, tanto na menopausa quanto no pós-parto;
deficiência nutricional pela falta de ferro, zinco, vitamina D, vitamina B12 e proteínas;
estresse e ansiedade.