5 principais tipos de óleo capilar para não errar na umectação
O óleo capilar é indispensável para quem quer ter cabelos fortes e bonitos. Além de ser uma poderosa fonte de nutrição, é capaz de controlar o frizz e devolver a camada de proteção aos fios.
Suas vitaminas naturais têm propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e antibacterianas. É justamente isso que torna o óleo vegetal para cabelo um verdadeiro elixir de saúde e beleza.
Se você quer madeixas mais brilhosas, macias e cheias de vida, precisa conhecer os principais tipos de óleo para cabelo.
Principais tipos de óleo capilar para turbinar sua rotina
O óleo capilar tem propriedades nutritivas. Por isso, é muito usado no processo de umectação dos fios durante o cronograma capilar. Além disso, os óleos também podem ser usados como:
pré-poo: proteção antes da lavagem ideal para cabelos crespos e cacheados que naturalmente são mais secos;
fortalecedor: proteção para fios limpos, secos ou úmidos, ideal para cabelos finos e frágeis;
finalizador: para cabelos secos, dando um toque final perfeito para dar mais brilho e menos frizz.
Descubra agora melhores óleos para cabelo em função de suas características.
1. Óleo de Rícino
Se você quer saber qual o melhor óleo para crescimento de cabelo, o óleo de rícino é uma ótima opção, pois tem propriedades hidratantes e nutritivas capazes de acelerar o crescimento e tornar seus fios mais fortes e espessos.
No couro cabeludo, pode fazer milagres, ajudando a reduzir a caspa e a combater infecções, impedindo a proliferação de fungos e bactérias.
Durante a lavagem, massageie gentilmente o couro cabeludo usando a ponta dos dedos. Faça isso, pelo menos, duas vezes por semana por cinco minutos. Esse ritual simples, ajuda a ativar a circulação e fortalecer os fios.
2. Óleo de abacate
Este é um excelente óleo hidratante para cabelo. Os nutrientes extraídos das sementes da fruta estimulam a produção de colágeno e tem ação poderosa de hidratação.
Até por isso, o óleo de abacate é usado para hidratar tanto a pele seca, quanto os cabelos secos e fracos. Por ser rico em ácidos graxos e vitaminas, ajuda a reter a umidade e a restaurar os fios.
3. Óleo de palmeira
Também conhecido como óleo de palma ou azeite de dendê, tem antioxidantes que combatem radicais livres e garantem uma alta hidratação aos fios. Pode ser usado puro ou misturado com cremes de hidratação.
É indicado no tratamento contra a caspa e também para quem tem cabelos danificados, ressecados ou com frizz.
Mas, cuidado: sua forte coloração pode amarelar madeixas em tons claros.
4. Óleo de amêndoas
Para quem busca um óleo vegetal para cabelo versátil, o óleo de amêndoas é um forte aliado. Ele é leve e facilmente absorvido pelos fios, sem deixar um aspecto oleoso.
Rico em vitamina E e ácidos graxos, é um óleo hidratante para cabelo suave. Ajuda na recuperação de pontas ressecadas, reduz o volume e traz brilho e maciez aos fios.
Pode ser usado para massagear o couro cabeludo e estimular a circulação sanguínea da região. Também ajuda na definição de cachos, sendo ideal para umectação desse tipo de cabelo.
5. Óleo de Argan
Esse é, sem dúvida, o mais famoso óleo capilar. Conhecido como o “ouro líquido”, ou "ouro marroquino", o óleo de argan é rico em antioxidantes, vitamina E e ácidos graxos.
Fluido e fácil de aplicar, esse é um óleo ideal para finalização, pois ajuda no controle do frizz e protege contra os danos causados pelo sol e pela poluição.
Altamente nutritivo e hidratante, ele restaura a elasticidade dos fios e dá muito mais brilho e maciez às madeixas.
6. Óleo de karité
Extraído das nozes da árvore de karité, esse óleo é rico em vitaminas A e E. É um excelente selador de fios, pois devolve a quantidade ideal de proteção natural.
Ajuda a dar definição e é indicado para cabelos cacheados e crespos. Também recupera o brilho, suavidade e flexibilidade dos cabelos que passaram por qualquer tipo de química.
Veja agora como identificar fios que precisam de um óleo vegetal para cabelo
Fios secos e opacos pedem propriedades hidratantes, como as existentes no óleo de abacate. Já cabelos danificados e quebrados precisam de nutrição intensiva, sendo o óleo de rícino ideal.
Por outro lado, se você tem cabelo crespo ou ondulado, usar o óleo de karité na hora de umectar é a melhor opção.
Tem como deixar cabelo bonito sabendo adaptar sua rotina de cuidados. Lembre-se de que cada tipo de óleo possui propriedades únicas.
Além disso, você pode adaptar a sua rotina com produtos que contém óleos vegetais e potencializar a nutrição dos fios mesmo fora do seu cronograma capilar.
Aproveite todos os benefícios do óleo vegetal para cabelo com o shampoo Palmolive Luminous Oils Óleo de Rícino e Rosas Nutre e Hidrata. Experimente e sinta o poder de fios mais fortes e brilhosos.
Dúvidas frequentes sobre óleo capilar
Como escolher o óleo capilar adequado para o meu tipo de cabelo?
Primeiro, você deve identificar se o seu cabelo é oleoso, ou seco, por exemplo. Cada um desses tipos possui necessidades diferentes e precisa de tratamento e nutrientes específicos. Por isso, a importância de saber identificar seu tipo.
Existe algum cuidado especial durante o processo de umectação no cabelo?
Sim, o cabelo deve estar totalmente seco na hora da umectação capilar, independente se está limpo ou não. O óleo precisa penetrar no fio poroso para um tratamento eficaz. Isso fica mais difícil na presença de água e umidade.
Posso usar o óleo reparador de pontas para hidratar o cabelo?
Sim, o óleo reparador de pontas geralmente tem fórmula mais leve e são ideais para selar as pontas dos fios. Lembrando que eles não substituem as etapas de cuidados dentro do cronograma capilar, como a umectação.