Banho de espuma: veja 7 dicas para criar o seu momento relaxante!

Mulher tomando banho de espuma



Já imaginou você em um banho de espuma? Esse pode ser considerado um ritual que ajuda a relaxar a mente e o corpo, sendo uma ótima opção para energizar, perfumar e limpar profundamente a pele.

Se você quer saber como tomar um banho de banheira com espuma, a fim de garantir um momento de autocuidado gostosinho, acompanhe a leitura deste artigo para conferir todas as dicas que reunimos. Vamos lá!

 

7 dicas para fazer seu banho de espuma na banheira

Para ter um bom banho de espuma, é indicado fazer um preparo especial antes de entrar na banheira. Então vale pensar tanto na parte do banho quanto no ambiente do banheiro. Alguns ingredientes que não podem faltar em um banho de banheira de relaxamento, são:

  • óleo para banho;

  • hidratante de banho;

  • sabonete líquido hidratante;

  • óleos essenciais;

  • velas aromáticas;

  • sais de banho.

Agora que você já sabe as dicas gerais para quando for tomar banho na banheira, prossiga na leitura dos próximos tópicos e descubra as 7 melhores dicas que separamos para o seu banho relaxante

Escolha os ingredientes

Para usar espuma de banho na banheira, você pode usar uma mistura pronta própria para banhos de imersão ou fazer uma mistura com os ingredientes que você tem em casa, usando sabão, óleo corporal e um pouquinho de mel:

  • deixe a água morna;

  • coloque meia xícara de sabão para fazer as espumas;

  • acrescente uma xícara de óleo nutritivo para o corpo;

  • adicione um pouco de mel para contribuir na hidratação e deixar a pele mais suave após o banho.

Se você quiser um banho mais relaxante, além desses ingredientes, pode pingar quatro gotinhas de um óleo essencial de lavanda e misturar na água antes de entrar na banheira.

Adicione o sabonete líquido

Por ser um banho de imersão, o seu corpo vai passar mais tempo mergulhado na água e nas espumas da banheira, então vale usar um sabonete dermatologicamente testado e hidratante para limpar de forma suave sem agredir sua pele.

Enquanto enche a banheira com água, misture o sabonete líquido de sua preferência. Se o seu objetivo for fazer um banho para acalmar a mente, é indicado escolher aromas relaxantes, como a lavanda.

Adicione sais de banho

Depois de já estar com a banheira cheia de água e espuma, é hora de adicionar os sais de banho com o cheirinho que você mais gostar. Pode acrescentar um punhado de sal grosso também, se você quiser.

Não se esqueça do óleo para banho

Você pode despejar quatro gotinhas de óleo aromático na banheira, como o de lavanda ou de eucalipto, para perfumar o corpo e relaxar a mente. Outra dica é passar óleo corporal antes de entrar no banho, para manter a pele protegida, macia e suave.

Mel para hidratar

O mel contribui para deixar a pele mais hidratada e suave, fortalecendo a barreira de proteção da pele e evitando o aumento da sensibilidade. Então você pode adicionar um pouquinho de mel quando estiver enchendo a banheira.

Personalize com óleos essenciais

Os óleos essenciais de lavanda ou alecrim são ótimas opções de ingredientes aromáticos e relaxantes para adicionar no seu banho de espuma. Quatro gotinhas na água já são suficientes para aromatizar o ambiente e tranquilizar corpo e mente.

Deixe a água morna

Outro cuidado é verificar a temperatura da água. Apesar de a água mais quente ser muito desejada nos dias frios, é válido deixar a água morna ou em 36º, pois a temperatura muito elevada pode gerar malefícios para a saúde da pele, causando ressecamento, descamação e vermelhidão. 

Para evitar que a barreira de proteção cutânea seja afetada, opte por tomar banhos com água morna ou fria e hidrate o corpo logo após o banho com cosméticos adequados para o seu tipo de pele.

 

Qual o benefício do banho de espuma?

Além de ser um momento de autocuidado individual, o banho de espuma oferece uma série de benefícios importantes tanto para a saúde mental quanto física, entre eles:

  • conforto para a pele;

  • hidratação e limpeza unidas no mesmo momento;

  • momento energizante;

  • relaxamento do corpo e da mente;

  • melhorias na circulação sanguínea;

  • descontração dos músculos e das articulações;

  • efeito positivo na respiração;

  • redução do estresse;

  • melhoria na qualidade do sono.

Agora que você já sabe quais são os benefícios do banho de espuma e como fazer o seu com mais praticidade, é hora de conhecer um produto que vai tornar o seu banho relaxante ainda mais especial.

Experimente o sabonete líquido Figo e Orquídea Branca Sensação Refrescante Palmolive Luminous Oils, que limpa suavemente o corpo, relaxando os sentidos e  iluminando a pele.

 

Dúvidas frequentes sobre banho de espuma

Pode esfoliar a pele durante banho de espuma?

Não é indicado esfoliar a pele durante o banho de espuma, pois o banho de imersão, em que a pele já fica exposta a vários produtos por 20 minutos, pode afetar diretamente a barreira de proteção cutânea. 

Qual é o tempo recomendado para o banho de espuma?

O tempo máximo recomendado para o banho de espuma é de 20 minutos para não afetar os poros que se dilatam nem enfraquecer a barreira de proteção da pele, mantendo a cútis suave e saudável.

Depois do banho de espuma, tenho que tomar uma ducha?

Caso você coloque sabonete líquido dentro da banheira em vez de apenas óleo e hidratante, vale tomar uma ducha de água fria ou morna para remover os produtos do corpo e reduzir o risco de alergias ou dermatites.

 

Mais dicas para você