Acabe com o ressecamento e os calos com esses cuidados com os pés para uma pele macia e radiante!

Pessoa sentada na cama tocando suavemente as pernas, com pele hidratada e lisa, simbolizando o cuidado com os pés.



Na correria do dia a dia, os cuidados com os pés acabam ficando em segundo plano, mas essa parte do corpo merece mais do que apenas a higienização na hora do banho.

Ao longo deste artigo, você conhecerá algumas práticas para incluir na sua rotina de cuidados com os pés que ajudarão a mantê-los hidratados, sem fissuras e calosidades.  

Por que os cuidados com os pés são importantes?

Os cuidados com os pés são essenciais para manter a saúde geral, a mobilidade e o bem-estar. Afinal, são eles que sustentam o peso corporal, garantem o equilíbrio para a locomoção e enfrentam atritos, pressões e calçados apertados. 

Não por acaso, na medicina oriental, os pés são usados para diagnosticar, tratar doenças e promover o relaxamento por meio da reflexologia podal, uma técnica de massagem chinesa. 

E, assim como outras partes do corpo, essa área também sofre com ressecamento, rachaduras e até mesmo problemas mais sérios, como infecções e dores crônicas.

Por isso, vale a pena parar alguns minutinhos do dia para cuidar dos pés, nem que seja para hidratar a pele dessa região no pós banho, com um bom creme para os pés.

 

 

Quais são os cuidados que devemos ter com os pés?

Existem diversas práticas que você pode incluir na sua rotina de cuidados com os pés. Escolha a que mais se adapta ao seu cotidiano ou aplique todas e desfrute dos seus benefícios!

Lavar e secar bem os pés todos os dias

Lave os pés com água morna e um sabonete hidratante todos os dias. Essa temperatura ajuda a remover impurezas sem ressecar a pele, enquanto o produto limpa suavemente, preservando a hidratação natural e evitando o ressecamento e a descamação, comuns nessa região.

Seque bem, especialmente entre os dedos, para prevenir o acúmulo de umidade, reduzindo o risco de fungos e odores indesejados. Para isso, use uma toalha macia e limpa, exclusiva para os pés, para evitar transferência de bactérias.

 

 

Esfoliar com delicadeza para manter a pele macia

Quer aprender a como cuidar dos pés rachados? Invista na esfoliação a cada 10 ou 15 dias. 

Esfoliar a pele ajuda a remover as células mortas e a promover a renovação celular, deixando-a mais lisinha e agradável ao toque. Esse cuidado melhora e potencializa a absorção de hidratantes, prevenindo novas rachaduras. 

O processo é o seguinte:

  • aplique o esfoliante com leve pressão, fazendo movimentos circulares especialmente nos calcanhares, que costumam ficar mais ressecados; 

  • massageie até perceber que a pele está macia;

  • enxágue e finalize com um hidratante para selar.

Evitar lixar demais ou usar materiais ásperos para não machucar a pele

A lixa ou pedra-pomes deve ser usada com cuidado, sobretudo em áreas mais espessas, ressecadas e com calosidades, como calcanhares e as solas dos pés. Essas regiões acumulam mais células mortas e merecem atenção extra. 

Lembre-se de não exagerar na hora de lixar para evitar machucados e até o efeito rebote, quando a pele se sente "agredida" e acaba engrossando ainda mais como defesa. 

Um bom sinal de que já é hora de parar é quando a textura da pele fica mais lisa e uniforme, sem áreas ásperas. 

Também evite lixar as áreas mais sensíveis, como a parte superior dos pés ou entre os dedos, para não causar irritações ou ferimentos. Repita o processo a cada 15 dias e sempre hidrate em seguida.

Usar sapatos confortáveis que não machucam os pés

Escolher sapatos confortáveis reduz os riscos de dores, calos e outros problemas nos pés. Então, opte por modelos que ofereçam suporte adequado, principalmente nas áreas do arco e calcanhar. 

Se você passa muito tempo em pé ou fora de casa, evite calçados apertados ou de materiais rígidos, que podem causar atritos e machucar a pele. 

Além disso, sempre que possível, permita que os pés respirem e se recuperem de longos períodos dentro dos sapatos.

Fazer massagens e escalda-pés para relaxar

Quer aprender a como hidratar os pés à noite e sentir uma sensação indescritível de bem-estar que se reflete em todo o corpo? Experimente fazer massagens relaxantes, seguindo esse passo a passo:

  • escolha um creme ou óleo (pode ser de coco, amêndoas doce ou lavanda) para facilitar o deslizamento;

  • massageie a planta dos pés com as palmas das mãos, aplicando leve pressão para liberar a tensão;

  • aperte delicadamente cada dedo, fazendo movimentos circulares com os polegares;

  • aplique pressão firme na planta dos pés e nos calcanhares com os polegares;

  • finalize com movimentos longos e suaves da base dos pés até os tornozelos para relaxar e estimular a circulação.

E para complementar os cuidados, aposte em um escalda-pés. Ele ajuda a aliviar o cansaço, relaxar os músculos, melhorar a circulação e diminuir o estresse. Neste caso:

  • mergulhe os pés em água morna com sal, óleos essenciais ou ervas calmantes;  

  • deixe-os imersos por 15 a 20 minutos para garantir o máximo de relaxamento e benefícios;

  • enxugue bem com uma toalha macia, especialmente entre os dedos.

 

Pessoa tomando banho de espuma e esfoliando a perna com esponja azul, representando momento de relaxamento e cuidado com os pés.

 

Aplicar hidratante diariamente para evitar ressecamento

Após um banho relaxante, aplique um creme da sua preferência para hidratar os pés e evitar o ressecamento. Algumas opções relaxantes são: 

  • menta e eucalipto: proporciona uma sensação refrescante e alivia o cansaço;

  • lavanda: tem propriedades calmantes, ideais para relaxar após um dia longo;

  • manteiga de karité: hidrata profundamente e deixa a derme macia;

  • óleo de coco: ajuda a amaciar a pele e a reduzir rachaduras;

  • calêndula: alivia a irritação e hidrata, promovendo conforto;

  • ureia: ajuda a combater o ressecamento.

Praticar exercícios de fortalecimento muscular

Quer melhorar a estabilidade, prevenir lesões e reduzir dores? Faça exercícios de fortalecimento muscular nos pés. Eles ajudam a manter a flexibilidade e a resistência dos músculos, proporcionando maior conforto durante o dia. 

Você pode começar em casa fazendo exercícios como:

  • usar os dedos dos pés para pegar objetos, como bolinhas ou toalhas.

  • andar sobre as pontas dos pés para fortalecer os tornozelos e músculos dos arcos;

  • massagear a planta dos pés com uma bola pequena;

  • esticar e flexionar os dedos para melhorar a força e flexibilidade.

Depois dos exercícios, aproveite e revitalize seus pés com o sabonete em barra Palmolive Naturals Argila Preta e Óleo de Eucalipto. Sua fórmula limpa profundamente enquanto nutre, proporcionando frescor e suavidade. 

Experimente e sinta uma sensação revigorante e relaxante. Tudo o que você precisa para tornar sua rotina de cuidados com os pés ainda mais agradável.

 

Perguntas frequentes sobre cuidados com os pés

O que faz rachar os pés?

Falta de hidratação, exposição a ambientes secos e frios ou uso de calçados inadequados fazem com que a pele do pé fique seca e fissurada. A a pressão e o atrito constantes, especialmente nos calcanhares, também contribuem para o aparecimento de rachaduras. 

Como deixar calcanhar lisinho?

Esfoliar o calcanhar regularmente com pedra-pomes ou esfoliante específico e depois hidratá-lo com cremes ricos em ureia ajuda a deixá-lo mais lisinho. Manter os pés protegidos em calçados confortáveis e evitar andar descalço em locais secos também auxilia na prevenção de rachaduras.

Como relaxar os pés cansados e doloridos?

Experimente fazer um escalda-pés com água morna e óleos essenciais, como lavanda ou eucalipto, para aliviar a tensão. Massagens suaves com um creme hidratante, alongamentos dos pés e caminhar descalço em superfícies macias também ajudam a relaxar os músculos e melhorar a circulação.



Nós recomendamos

Mais dicas para você