Alimentos que fazem bem à pele
Compartilhe:
Os alimentos que ingerimos estão diretamente relacionados à saúde e à beleza. De certa forma, somos o que comemos, e isso se reflete na pele, o nosso envoltório, um radar para a identificação de problemas. Pesquisas comprovam que determinados grupos de alimento deixam o corpo e a pele mais saudáveis e bonitos, assim como existem aqueles que não são nada benéficos.
Começando pela segunda categoria, é consenso que convém evitar refrigerantes, alimentos industrializados e embutidos, açúcar refinado, café, sal, fumo, bebidas alcóolicas em excesso e comidas muito gordurosas. Por outro lado, há alimentos que só fazem bem, e em primeiro lugar, sem dúvida, está a água, que hidrata a pele, elimina toxinas e reduz a incidência de rugas. Portanto, quanto mais água, melhor. Frutas frescas também são unanimidade e, para a pele, as vermelhas se destacam: morango, amora, framboesa, romã e mirtilo têm propriedade antioxidante e retardam o envelhecimento. As frutas cítricas são igualmente recomendadas, já que contêm vitamina C, que estimula a formação de colágeno e mantém a elasticidade da pele, e betacaroteno, que reduz a oleosidade e aumenta a multiplicação das células.
Entre as verduras e os vegetais, os de cor verde mais escura, ricos em vitamina C, são particularmente recomendados para a saúde da pele, principalmente quando consumidos crus. O tomate também combate os radicais livres e retarda o envelhecimento, além de prevenir algumas doenças, enquanto o abacate contém óleos essenciais e vitaminas do complexo B, em especial a niacina, ou B3, muito benéfica para a pele. A manga, por sua vez, é riquíssima em vitamina A, que evita o ressecamento da pele e estimula a regeneração das células.
Entre as fontes de proteína, o leite, a soja, a carne, os ovos e os peixes estão na dianteira. O leite e os laticínios em geral têm aminoácidos, proteínas e cálcio, essenciais para a pele e para o cabelo. A soja tem arginina, que ativa o colágeno, e a carne e os ovos possuem proteínas e aminoácidos que reduzem a perda muscular e estimulam a produção de colágeno, o que retarda a flacidez. Alguns tipos de peixe, como salmão e atum, também contêm proteínas e os ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, com propriedades antioxidantes que fazem bem à pele.
A relação de alimentos "do bem" não termina aqui e pode ser acrescida de abóbora, cenoura, pêssego, uva, castanha do pará, linhaça, amêndoa, alho, cebola e até alguns temperos que também são antioxidantes. O importante é adotar uma dieta equilibrada, com alimentos frescos, muita fruta, verdura e legumes. Isso fará bem à pele e à saúde de modo geral.
Compartilhe: