Caspa: tão comum quanto intrigante

Até hoje não são conhecidas as causas exatas da caspa, e também não se encontram com facilidade estatísticas confiáveis a respeito da incidência desse tipo de dermatite. Os mais exagerados afirmam que pelo menos metade das pessoas em todo o mundo tem caspa. E é comum encontrar na internet afirmações como “40% dos brasileiros têm caspa”, mas sem nenhuma base científica.

Um estudo de 2003 da Ipsos, uma empresa de pesquisa multinacional fundada na França, concluiu que 48% dos homens brasileiros reclamam de caspa. O estudo diz ainda que, no Brasil, a caspa é o sexto motivo mais frequente das consultas aos dermatologistas. 

A falta de estatísticas exatas para um problema tão comum se explica, provavelmente, pela pouca importância relativa que a caspa tem para a medicina, se comparada a outras doenças. A verdade é que a caspa, também chamada de dermatite seborreica, não tem gravidade e não passa de um incômodo. Não ocorre por falta de higiene, não se classifica como alergia e costuma aparecer com mais frequência e intensidade no inverno, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Preocupa muito as mulheres, mas ocorre mais em homens, pois estudos indicam que a testosterona masculina estimula a ação das glândulas sebáceas. Pode ter causas genéticas, relacionadas a uma atividade mais intensa das glândulas sebáceas, assim como pode haver a participação dos fungos Malassezia furfu e Pityrosporum ovale.

Os dermatologistas concordam que ainda não há cura definitiva para a caspa e recomendam o uso de shampoos específicos, com ingredientes que interferem na produção das glândulas sebáceas e evitam a descamação do couro cabeludo. Na busca de soluções mais efetivas para o controle da caspa, os pesquisadores e especialistas da Palmolive desenvolveram a linha Palmolive Naturals Anticaspa, com ingredientes naturais, como extratos de alga, complexo de eucalipto e complexo de proteínas, que fortalecem o cabelo e evitam a queda dos fios. A linha Palmolive Naturals Anticaspa tem produtos para cada tipo de necessidade, como o Shampoo Palmolive Naturals Anticaspa For Men, indicados especialmente para os cabelos masculinos o Shampoo Palmolive Naturals Anticaspa Clássico, para todos os tipos de cabelo.

Saiba mais a respeito da linha Palmolive Naturals Anticaspa.

Saiba mais

  • Palmolive Naturals Anticaspa Clássico

    Shampoo Palmolive Naturals Anticaspa Clássico com fórmula dermatologicamente testada para combater a caspa desde o primeiro uso.
  • Palmolive Naturals Anticaspa For Men

    Shampoo Palmolive Naturals Anticaspa Men combate a caspa desde o primeiro uso.
  • Óleo de Eucalipto

    O óleo de eucalipto tem um aroma peculiar, amadeirado, e pode ser utilizado para vários tipos de aplicação farmacêuticas e industriais, graças às suas múltiplas propriedades medicinais e antissépticas.
  • Extrato de Algas

    Os extratos de alga 100% naturais estão presentes na fórmula do shampoo Palmolive Naturals Anticaspa For Men, que combate a caspa desde o primeiro uso, fortalece e evita a queda do cabelo.
  • Caspa: o que é e como tratá-la?

    Poucos temas são tão controversos quanto a caspa. É comum encontrar alguém que tenha uma receita caseira infalível ou uma solução milagrosa para o problema, às vezes com ingredientes mirabolantes, mas nem sempre o resultado aparece. O certo é que a caspa incomoda muita gente, no mundo todo, principalmente os homens, mas também as mulheres.
  • Caspa: tão comum quanto intrigante

    Até hoje não são conhecidas as causas exatas da caspa, e também não se encontram com facilidade estatísticas confiáveis a respeito da incidência desse tipo de dermatite.
  • Como evitar a caspa

    A caspa é um tipo de dermatite de causa desconhecida, que não é grave nem contagiosa e não tem cura definitiva, apesar dos incômodos que provoca. Mas isso não significa que não há nada a fazer para evitar aquela coceirinha irritante no couro cabeludo e, principalmente, os floquinhos brancos que se destacam nos ombros de uma roupa escura.
  • Mitos e verdades sobre a caspa

    A caspa é tão comum quanto misteriosa. E irritante. Quando aqueles indesejáveis floquinhos brancos começam a aparecer nos ombros, não há quem não se preocupe, mesmo sabendo que esse tipo de dermatite, caracterizado pela descamação excessiva do couro cabeludo, não tem gravidade.