Caspa: tão comum quanto intrigante
Compartilhe:
Até hoje não são conhecidas as causas exatas da caspa, e também não se encontram com facilidade estatísticas confiáveis a respeito da incidência desse tipo de dermatite. Os mais exagerados afirmam que pelo menos metade das pessoas em todo o mundo tem caspa. E é comum encontrar na internet afirmações como “40% dos brasileiros têm caspa”, mas sem nenhuma base científica.
Um estudo de 2003 da Ipsos, uma empresa de pesquisa multinacional fundada na França, concluiu que 48% dos homens brasileiros reclamam de caspa. O estudo diz ainda que, no Brasil, a caspa é o sexto motivo mais frequente das consultas aos dermatologistas.
A falta de estatísticas exatas para um problema tão comum se explica, provavelmente, pela pouca importância relativa que a caspa tem para a medicina, se comparada a outras doenças. A verdade é que a caspa, também chamada de dermatite seborreica, não tem gravidade e não passa de um incômodo. Não ocorre por falta de higiene, não se classifica como alergia e costuma aparecer com mais frequência e intensidade no inverno, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Preocupa muito as mulheres, mas ocorre mais em homens, pois estudos indicam que a testosterona masculina estimula a ação das glândulas sebáceas. Pode ter causas genéticas, relacionadas a uma atividade mais intensa das glândulas sebáceas, assim como pode haver a participação dos fungos Malassezia furfu e Pityrosporum ovale.
Os dermatologistas concordam que ainda não há cura definitiva para a caspa e recomendam o uso de shampoos específicos, com ingredientes que interferem na produção das glândulas sebáceas e evitam a descamação do couro cabeludo. Na busca de soluções mais efetivas para o controle da caspa, os pesquisadores e especialistas da Palmolive desenvolveram a linha Palmolive Naturals Anticaspa, com ingredientes naturais, como extratos de alga, complexo de eucalipto e complexo de proteínas, que fortalecem o cabelo e evitam a queda dos fios. A linha Palmolive Naturals Anticaspa tem produtos para cada tipo de necessidade, como o Shampoo Palmolive Naturals Anticaspa For Men, indicados especialmente para os cabelos masculinos o Shampoo Palmolive Naturals Anticaspa Clássico, para todos os tipos de cabelo.
Saiba mais a respeito da linha Palmolive Naturals Anticaspa.
Compartilhe:
Saiba mais
-
Caspa: o que é e como tratá-la?
Poucos temas são tão controversos quanto a caspa. É comum encontrar alguém que tenha uma receita caseira infalível ou uma solução milagrosa para o problema, às vezes com ingredientes mirabolantes, mas nem sempre o resultado aparece. O certo é que a caspa incomoda muita gente, no mundo todo, principalmente os homens, mas também as mulheres.
-
Como evitar a caspa
A caspa é um tipo de dermatite de causa desconhecida, que não é grave nem contagiosa e não tem cura definitiva, apesar dos incômodos que provoca. Mas isso não significa que não há nada a fazer para evitar aquela coceirinha irritante no couro cabeludo e, principalmente, os floquinhos brancos que se destacam nos ombros de uma roupa escura.