As diferenças entre cabelo danificado, seco e poroso

Nosso cabelo é um fio queratinizado que conta com barreiras naturais de proteção, como as cutículas, a camada externa que possui células que defendem os fios de agressões externas como o frio, vento, poeira, poluição e sol, assim como o uso inadequado de produtos químicos, escova progressiva, tintura, descoloração etc. Outro fator protetor é o córtex, envolto pelas cutículas e rico em proteínas, que responde pela força e a elasticidade do cabelo. São defesas poderosas, mas nem sempre suficientes, e ocasionalmente o cabelo pode ficar danificado, seco ou poroso.

A situação mais grave é a do cabelo danificado, que fica assim depois de passar por processo de descoloração ou outro tipo de tratamento químico agressivo. Os fios perdem a elasticidade, tornam-se frágeis e se quebram com mais facilidade. Em geral, o cabelo danificado também está ressecado e poroso e será preciso realizar um tratamento de recuperação por etapas, com muita hidratação, uso de produtos apropriados e até cauterização.

Será preciso ter paciência, pois dificilmente os fios voltarão rapidamente a ser o que eram. O cabelo seco é uma situação mais comum e menos grave, relacionada basicamente à perda da hidratação e da oleosidade natural, e pode ocorrer mesmo em quem nunca fez coloração. O ressecamento tem inúmeras causas, da exposição ao sol e à poeira até o clima e o uso de secador e escova. As cutículas se abrem e os fios ficam mais ásperos, mesmo mantendo o brilho. Nesse caso, o tratamento consiste em nutrir e hidratar o cabelo.

Por último, o cabelo poroso apresenta um grau médio de gravidade, entre o ressecado e o danificado, e também tem várias causas, como processos mecânicos e aplicação de produtos químicos. Os fios estão porosos quando perdem o cimento intercelular que mantém a coesão das fibras capilares. As cutículas se abrem e, além de ressecado, o cabelo perde a elasticidade, quebra e cai com mais intensidade.

Qualquer que seja a situação do seu cabelo, é indispensável que você escolha um produto capaz de promover a nutrição, a hidratação e a recuperação necessárias. A linha de shampoo, condicionador e creme para pentear Palmolive Naturals Renovação Pós-Química foi desenvolvida especificamente para essas necessidades. Sua fórmula é enriquecida com queratina e karité, ingredientes conhecidos por proporcionarem a hidratação e a revitalização do cabelo e protegê-lo dos agentes agressivos.

Saiba mais a respeito da linha Palmolive Naturals Renovação Pós-Química.

Saiba mais