Cabelo poroso, seco e danificado: 4 dicas para diferenciar

mulher com cabelo poroso



Já ficou se perguntando o que seu cabelo precisa ao vê-lo ressecado, opaco e fragilizado? Normalmente essa característica faz parte do cabelo poroso, e isso pode acontecer até mesmo nos fios mais bem cuidados.

Identificar o que seus fios estão passando no momento ajuda a tratar o cabelo danificado, melhorando o brilho, a maciez e o crescimento. Acompanhe a leitura deste artigo e confira todas as dicas para descobrir como deixar suas madeixas cheias de vida como você merece. Vamos lá!

 

Cabelo poroso, seco ou danificado: como diferenciar?

Nosso cabelo é um fio queratinizado que conta com barreiras naturais de proteção, como as cutículas, a camada externa que possui células que defendem os fios de agressões externas como o frio, vento, poeira, poluição e sol, assim como o uso inadequado de produtos químicos, escova progressiva, tintura, descoloração etc.

Outro fator protetor é o córtex, envolto pelas cutículas e rico em proteínas, que responde pela força e a elasticidade do cabelo. São defesas poderosas, mas nem sempre suficientes, e ocasionalmente o cabelo pode ficar danificado, seco ou frágil.

Se você tem notado o seu cabelo poroso, mas ainda não sabe se ele está danificado ou seco, veio ao lugar certo para descobrir. Identificar o tipo e o estado dos fios é o primeiro passo para entender como melhorar seus cuidados diários, além de descobrir como escolher os produtos mais adequados.

Cabelo danificado

A situação mais grave dos problemas que ocorrem nos fios é a do cabelo danificado, que fica assim depois de passar por processo de descoloração ou outro tipo de tratamento químico agressivo. Os fios perdem a elasticidade, tornam-se frágeis, quebrando com facilidade, com textura de bastante frizz e efeito chiclete. 

Em geral, os fios danificados também indicam um cabelo ressecado e, por isso, será preciso realizar um tratamento de recuperação por etapas, com muita hidratação da raiz às pontas, o uso de produtos apropriados e até cauterização.

Confira um verdadeiro ou falso sobre cabelo danificado.

Cabelo seco

O cabelo seco é uma situação mais comum e menos grave, relacionada basicamente à perda da hidratação e da oleosidade natural, e pode ocorrer mesmo em quem nunca fez coloração. 

O ressecamento tem inúmeras causas, da exposição ao sol e à poeira até o clima e o uso de secador e escova. As cutículas se abrem e os fios ficam mais ásperos, mesmo mantendo o brilho. Nesse caso, o tratamento consiste em nutrir e fazer hidratação para cabelos secos.

Cabelo poroso

Por último, o cabelo poroso apresenta um grau médio de gravidade, entre o ressecado e o danificado, e também tem várias causas, como processos mecânicos e aplicação de produtos químicos. 

Os fios estão porosos quando perdem o cimento intercelular que mantém a coesão das fibras capilares. As cutículas se abrem e, além de demonstrar um aspecto ressecado, o cabelo perde a elasticidade, quebra e cai com mais intensidade.

 

Quais os cuidados necessários com cabelo poroso? 

Se você se identificou acima, pode estar se perguntando: cabelo poroso o que fazer? É hora de entender qual a rotina de tratamento deve ser aplicada na prática para recuperar a saúde dos seus fios!

O cabelo com alta porosidade apresenta mais dificuldade de absorver bons produtos, então é necessário evitar o uso excessivo de ferramentas térmicas e descolorações ou tinturas. 

Para saber qual tratamento seu cabelo precisa, é indicado fazer o teste de porosidade dos fios:

  • coloque um fio de cabelo limpo em um copo com água;

  • espere por 10 minutos;

  • caso o fio fique boiando, isso significa que o cabelo está muito poroso;

  • caso fique no meio, é sinal de que está saudável;

  • se ele afundar, é porque o cabelo está com pouca porosidade (e isso também é um problema).

O cabelo cacheado normalmente apresenta com maior frequência essa questão da porosidade capilar, que indica a capacidade do fio de absorver substâncias, resultando em maior facilidade de abertura das cutículas, ressecamento e fragilidade.

Apesar de muitas pessoas acharem que o cabelo poroso cacheado acontece devido aos cachos, o que ocorre é que a curvatura dos fios pode dificultar o transporte da oleosidade natural da raiz até as pontas, fazendo com que os fios ressequem mais facilmente. Por isso, é preciso saber como tratar esse problema. Confira a seguir!

Como recuperar?

Para saber mais sobre como resolver cabelo poroso, além de evitar alisamentos e tinturas, é indicado tomar alguns outros cuidados especiais na sua rotina, entre eles estão:

  • use produtos que bloqueiam raios UVA e UVB quando for tomar sol;

  • dê um tempo dos procedimentos químicos;

  • evite o uso em excesso de chapinhas e secadores;

  • mantenha uma alimentação saudável;

  • cheque os níveis de vitaminas no seu organismo;

  • beba bastante água;

  • use creme para cabelos porosos, com proteínas e lipídios na formulação.

Esses cuidados também ajudam você a evitar o cabelo áspero, trazendo mais hidratação e deixando os cabelos fortes com mais facilidade.

 

Cabelos secos ou ressecados, qual a diferença?

Apesar de tanto o cabelo seco quanto o ressecado indicarem um cabelo sem brilho, fraco e quebradiço, há uma diferença entre eles: os fios secos são uma característica que se mantém por toda a vida, enquanto o ressecamento é um estado que ocorre pelos danos químicos e físicos.

Ou seja, o cabelo seco é resultado de uma condição natural das madeixas, podendo ser o resultado de uma condição natural dos fios, enquanto o cabelo ressecado é ocasionado pelo excesso de química, o uso diário de ferramentas de calor, a descoloração e o uso de produtos inadequados.

Outra diferença é na aparência: o cabelo seco pode apresentar falta de oleosidade natural desde a raiz até as pontas dos fios, enquanto o cabelo ressecado tende a mostrar mais danos do meio para as pontas das madeixas, apresentando texturas diferentes.

Para conferir como fazer hidratação para cabelo ressecado e manter a beleza e a força dos seus fios a longo prazo, fique de olho nas dicas a seguir.

 

Como tratar cabelos danificados? 

Está com o cabelo ressecado, o que fazer? Os fios danificados, detonados por descolorações e alisamentos, além de indicar um cabelo poroso e muito ressecado, tende a perder a elasticidade e esfarelar com mais facilidade, precisando de um tratamento mais focado, como:

  • escolha máscaras para cabelos porosos;

  • use ativos nutritivos naturais, como óleo e extrato de coco;

  • evite ferramentas de calor, como secador de cabelo, chapinha e modeladores;

  • faça cauterização para reconstruir a massa capilar de cabelos secos;

  • opte por produtos ricos em queratina, que auxiliam na retenção de umidade e reestruturam o fio em toda a extensão, reconstruindo a fibra e preenchendo os espaços;

  • estabeleça uma rotina de cuidados com os produtos adequados para o seu tipo de cabelo.

Como é possível perceber, além de hidratar e fazer cuidados caseiros, é preciso proteger os cabelos contra o calor para manter a força dos fios em dia. Por isso, é indicado ter uma rotina de hidratação e nutrição com produtos adequados no dia a dia.

Ainda não sabe como manter esses cuidados de forma prática e eficaz? Se você ainda não descobriu como tratar cabelo poroso, continue acompanhando a leitura deste artigo e confira o passo a passo do próximo tópico.

 

Passo a passo para hidratar os fios diariamente 

Não basta utilizar apenas produtos adequados para cuidar dos seus fios, mas é preciso também seguir uma ordem correta para hidratar e conquistar uma mudança de cabelo poroso antes e depois realmente eficaz. Confira, a seguir, o passo a passo:

  • passe óleo nas pontas antes de higienizar as madeixas;

  • lave o cabelo com shampoo depois de ter aplicado o óleo meia hora antes do banho;

  • retire o excesso de água depois de lavar bem e aplique máscara do meio do cabelo para as pontas;

  • remova o excesso de produto e aplique o condicionador;

  • enxágue bem com bastante água;

  • utilize leave-in nas pontas;

  • passe óleo reparador de pontas.

O cabelo poroso pode e deve ser tratado para que você recupere a saúde dos seus fios, ganhando mais brilho e maciez. Quer saber como deixar suas madeixas mais fortes, hidratadas e com o movimento que você merece, realçando sua beleza natural?

Conheça o shampoo Palmolive Naturals Nutrição Extraordinária, que controla os nós e mantém a suavidade prolongada em cada fio.

 

Dúvidas frequentes sobre cabelo poroso

Por que o cabelo fica áspero?

Normalmente o cabelo fica áspero quando apresenta sintomas de opacidade, ressecamento e frizz excessivo, podendo ser causado por alguns fatores no dia a dia, como o excesso de produtos químicos e ferramentas térmicas nos fios.

O que vem primeiro o condicionador ou a hidratação?

Primeiro você deve passar uma máscara hidratante, logo após a lavagem e o enxágue, para depois aplicar o condicionador do meio para as pontas do cabelo, a fim de selar as cutículas.

Quanto tempo posso ficar com o creme de hidratação no cabelo?

É recomendado passar até meia hora com o creme de hidratação, mas isso pode variar a depender do produto, então é importante ler o rótulo e as indicações de cada máscara hidratante antes de utilizá-la.



Mais dicas para você