Como evitar a caspa

A caspa é um tipo de dermatite de causa desconhecida, que não é grave nem contagiosa e não tem cura definitiva, apesar dos incômodos que provoca. Mas isso não significa que não há nada a fazer para evitar aquela coceirinha irritante no couro cabeludo e, principalmente, os floquinhos brancos que se destacam nos ombros de uma roupa escura.

Para reduzir a possibilidade de aparecimento da caspa, o melhor é evitar o que os especialistas dizem ser alguns dos motivos do problema. Admitindo-se a hipótese de que a caspa seja mesmo provocada pela proliferação dos fungos Pityrosporum ovale e Malassezia furfu, como sugerem alguns especialistas, a higiene do couro cabeludo se torna fundamental. Afirma-se também que o alisamento do cabelo, as permanentes, o uso de produtos inadequados e as tinturas e o secador em excesso favorecem o aparecimento da caspa.

Uma dieta saudável, sem alimentos muito gordurosos e com muita fruta, legumes e verduras frescas é altamente recomendada, pois seguramente esses hábitos equilibram o organismo e protegem a saúde de modo geral. Manter um ritmo de vida tranquilo também é essencial para a manutenção do equilíbrio hormonal e das demais funções do organismo, embora nem sempre se consegue fugir do stress da vida moderna e dos múltiplos compromissos do dia a dia – mas vale tentar se reorganizar, pelo menos um pouco.

Banhos muito quentes não são recomendáveis, já que a caspa surge com mais frequência nos meses do outono e do inverno, quando as glândulas sebáceas trabalham mais. Além disso, os banhos quentes influem na oleosidade da pele e do couro cabeludo e podem favorecer o aparecimento da caspa. 

Em resumo, é preciso evitar todos os agentes que irritam o couro cabeludo, mas quando a caspa aparece, apesar de todos os cuidados, deve-se lavar o cabelo com frequência, com produtos específicos de marcas reconhecidas e qualidade comprovada, fruto de estudos e pesquisas dermatológicas. Na hora do banho, lave o cabelo delicadamente, com um dos shampoos da linha Saiba mais a respeito da linha Palmolive Naturals Anticaspa, massageando-o suavemente com as pontas dos dedos, sem esfregar com as unhas nem friccionar com força, para não estimular a descamação do couro cabeludo – essa, aliás, é uma regra que vale também para quem não tem caspa.

A linha Saiba mais a respeito da linha Palmolive Naturals Anticaspa combina ingredientes que combatem o aparecimento da caspa ao mesmo tempo em que fortalecem o cabelo e evitam a queda dos fios. A linha contém ingredientes naturais, como extratos de alga, complexo de eucalipto e complexo de proteínas, para cada tipo de uso, como o shampoo Palmolive Naturals Anticaspa For Men para cabelos masculinos o shampoo Palmolive Naturals Anticaspa Clássico, para todos os tipos de cabelo.

Saiba mais a respeito da linha Palmolive Naturals Anticaspa.

Saiba mais

  • Palmolive Naturals Anticaspa Clássico

    Shampoo Palmolive Naturals Anticaspa Clássico com fórmula dermatologicamente testada para combater a caspa desde o primeiro uso.
  • Palmolive Naturals Anticaspa For Men

    Shampoo Palmolive Naturals Anticaspa Men combate a caspa desde o primeiro uso.
  • Óleo de Eucalipto

    O óleo de eucalipto tem um aroma peculiar, amadeirado, e pode ser utilizado para vários tipos de aplicação farmacêuticas e industriais, graças às suas múltiplas propriedades medicinais e antissépticas.
  • Extrato de Algas

    Os extratos de alga 100% naturais estão presentes na fórmula do shampoo Palmolive Naturals Anticaspa For Men, que combate a caspa desde o primeiro uso, fortalece e evita a queda do cabelo.
  • Caspa: o que é e como tratá-la?

    Poucos temas são tão controversos quanto a caspa. É comum encontrar alguém que tenha uma receita caseira infalível ou uma solução milagrosa para o problema, às vezes com ingredientes mirabolantes, mas nem sempre o resultado aparece. O certo é que a caspa incomoda muita gente, no mundo todo, principalmente os homens, mas também as mulheres.
  • Caspa: tão comum quanto intrigante

    Até hoje não são conhecidas as causas exatas da caspa, e também não se encontram com facilidade estatísticas confiáveis a respeito da incidência desse tipo de dermatite.
  • Como evitar a caspa

    A caspa é um tipo de dermatite de causa desconhecida, que não é grave nem contagiosa e não tem cura definitiva, apesar dos incômodos que provoca. Mas isso não significa que não há nada a fazer para evitar aquela coceirinha irritante no couro cabeludo e, principalmente, os floquinhos brancos que se destacam nos ombros de uma roupa escura.
  • Mitos e verdades sobre a caspa

    A caspa é tão comum quanto misteriosa. E irritante. Quando aqueles indesejáveis floquinhos brancos começam a aparecer nos ombros, não há quem não se preocupe, mesmo sabendo que esse tipo de dermatite, caracterizado pela descamação excessiva do couro cabeludo, não tem gravidade.