Óleo de oliva: confira 5 benefícios para o corpo!

Simulação do óleo de oliva



O óleo de oliva é usado por diferentes culturas há milênios. Egípcios, gregos e romanos ampliaram seu uso, inserindo na culinária, em medicamentos e em tratamentos de beleza. 

Seus benefícios foram passando de geração em geração, até chegar aos dias atuais.

Hoje, um dos principais usos do óleo de oliva é na pele e nos cabelos. Ele atua como um aliado na prevenção de doenças, além de trazer maior proteção e hidratação para o corpo. 

Neste conteúdo, você vai conhecer os 5 principais benefícios do óleo e boas dicas de como incluir esse produto na sua rotina!

 

Quais são as propriedades benéficas do óleo de oliva?

Além de alimento consagrado, o óleo de oliva também se tornou importante em tratamentos de beleza. Afinal, assim como a proteína do leite, ele é conhecido por ter propriedades emolientes e hidratantes.
 

Aplicada à pele, a oliva atua como agente antirrugas, suavizante e purificante. No cabelo, ajuda na hidratação e proteção do couro cabeludo. 
 

Suas principais propriedades são as vitaminas A, D, K e E. Elas ajudam a acelerar o metabolismo, ajudando o corpo a fazer suas funções com mais rapidez.

Ele também é antioxidante, o que significa que possui uma ação capaz de regenerar a pele e retardar seu envelhecimento precoce.

 

5 benefícios do óleo de oliva para o corpo

Por ser um produto natural, o óleo de oliva não tem contraindicação. A seguir, conheça os 5 principais benefícios do ingrediente na sua saúde:  

1. Crescimento e hidratação dos cabelos

A hidratação para o cabelo é um dos maiores benefícios do óleo de oliva para cabelo. E existem vários motivos para isso, já que a substância é:

 

  • rica em vitamina E e ácidos graxos;

  • ajuda a manter os fios macios e sedosos;

  • favorece o crescimento dos fios e regenera o couro cabeludo.

 

Aliás, se você não sabe porque o cabelo cai muito, saiba que o óleo de oliva pode ajudar a parar com a queda constante!

 

2. Tratamento de doenças no couro cabeludo

O óleo da oliveira consegue penetrar com mais facilidade na pele. Isso é especialmente importante para o tratamento de doenças no couro cabeludo, como a caspa

Por conta das suas propriedades emolientes, o óleo ajuda a manter a região capilar livre da incômoda descamação.   

3. Ajuda na reparação da pele

Os benefícios do óleo de oliva na pele também estão relacionados com o seu poder reparador. O sol em excesso, por exemplo, contribui para deixar a pele mais ressecada. 

Mas o uso do óleo da oliveira pode amenizar esse e outros problemas. Ele ajuda na reparação da pele por conta das suas propriedades antioxidantes, que promovem a restauração celular da região.

4. Atua contra o envelhecimento precoce

Essa restauração celular que o óleo de oliva traz para a pele ajuda a retardar os efeitos do envelhecimento. Já que, com o passar do tempo, é normal que a pele do corpo perca sua elasticidade natural.

O uso contínuo na pele ajuda a combater vários efeitos negativos, como o aparecimento de rugas, por exemplo.

5. Fortalece as unhas

Outro benefício do óleo da oliveira é a sua capacidade de fortalecer as unhas. Usar esse produto natural deixa a unha mais forte e com vitalidade suficiente para crescer mais rápido.

Ou seja, unhas frágeis nunca mais!

 

Com que frequência posso usar o óleo de oliva? 

O uso do óleo da oliveira pode ser feito semanalmente. Ele vai ajudar a sua pele a obter os nutrientes necessários para seu bom funcionamento, como vitaminas e minerais.
 

Você pode usar o óleo de oliva após fazer a limpeza da pele, de preferência logo depois do banho ou um pouco antes de dormir. 
 

Também é recomendado usar o óleo de oliva quando a pele está sofrendo com descamação (principalmente depois de se bronzear no sol).

Já nos cabelos, ele pode ser usado na mesma frequência. Você pode fazer um tratamento umectante, para hidratar e deixar os fios bem macios. Nesse caso, separe o cabelo em mechas e aplique o óleo na medida em que desembaraça os fios. 

 

Como incorporar esse óleo no meu dia a dia? 

Uma das melhores formas de incluir o óleo no seu dia a dia é através dos itens de beleza e cuidado. Os produtos Palmolive Hidratação, por exemplo, incluem o óleo da oliveira e suas propriedades na sua fórmula.

Com o sabonete Palmolive Aloe e Oliva você garante uma pele regenerada, hidratada e mais forte contra os danos externos!

 

Dúvidas frequentes sobre óleo de oliva

Umectação com óleo de oliva serve para quais tipos de cabelo?

A umectação capilar com óleo de oliva pode ser feita em qualquer tipo de cabelo. Os ácidos graxos e vitaminas ajudam a fortalecer a hidratação, deixando os fios mais bonitos e macios.   

O óleo de oliva ajuda na cicatrização de feridas?

Sim. Ele pode ajudar a cicatrizar mais rápido as feridas na pele. Sabe as queimaduras causadas pelo sol? O óleo é um ótimo aliado na hora de restaurar a derme.

Posso usar óleo de oliva para diminuir a irritação da pele?

O óleo pode ser usado na diminuição de qualquer irritação cutânea. As vitaminas lipossolúveis, presentes na sua fórmula, são anti-inflamatórias. Ou seja, elas atuam para acalmar a pele irritada, diminuindo irritações e ressecamentos.

Compartir

Nós recomendamos

Mais dicas para você