Verdadeiro ou falso: o que danifica o cabelo?

Assim como existem várias maneiras de explicar por que o cabelo fica danificado, também sobram receitas "mágicas" que deixariam os fios mais saudáveis e resistentes. Por exemplo, quem já não ouviu dizer que cortar o cabelo na lua cheia é certeza de que ele crescerá mais forte? Ou que se você usar o mesmo shampoo por muito tempo o cabelo se "acostumará" e não sentirá mais os seus efeitos benéficos? Nada disso tem fundamento, embora sempre seja repetido. 

Confira algumas afirmações falsas e verdadeiras a respeito de cabelos danificados:

- Lavar o cabelo todos os dias o enfraquece e apodrece os fios.
Falso: não é necessário lavar todos os dias, a não ser que você tenha cabelo muito oleoso ou o exponha diariamente à poeira ou a impurezas. Mas a lavagem diária, com shampoo e condicionador de boa qualidade, não danifica o cabelo de maneira alguma. 

- Uma dieta equilibrada protege o cabelo de danos.
Verdadeiro: a boa alimentação é essencial não só para o cabelo, mas para a saúde do corpo de modo geral. Para ficar saudável e forte, o cabelo precisa de proteínas, vitaminas, minerais e outros nutrientes contidos, principalmente, no leite, na carne, nos peixes, em verduras, nas frutas e nos legumes. 

- Tratamentos químicos podem danificar os cabelos.
Verdadeiro em parte: não há nada que impeça você de, por exemplo, mudar a cor do cabelo. O que danifica os fios é o excesso de intervenções com produtos químicos, sem que o cabelo esteja preparado para isso, ou seja, nutrido e hidratado. A repetição de tratamentos químicos em pouco tempo pode sim danificar os fios. 

- Cabelos ressecados, porosos e danificados significam a mesma coisa.
Falso: uma escala do menos grave para o mais grave começa com o cabelo ressecado, que em geral precisa principalmente de hidratação. O cabelo poroso é um problema intermediário, entre o ressecado e o danificado, e ocorre quando as cutículas se abrem e há uma possibilidade maior de queda e perda de elasticidade. É preciso nutrir o cabelo e fechar as cutículas, com tratamentos como máscara capilar hidratante. O cabelo danificado é a situação mais séria, pois os fios ficam ressecados, porosos, frágeis e se quebram com mais facilidade, geralmente depois de passarem por tratamentos químicos agressivos. Para a recuperação, será necessário um tratamento especial, por etapas, incluindo hidratação intensa, uso de produtos específicos e até cauterização, além de paciência, pois os resultados não aparecem em pouco tempo. 

- Chapinha e secador danificam o cabelo.
Verdadeiro em parte: assim como ocorre no tratamento químico, o que danifica o cabelo é o uso exagerado de chapinha e secador muito quente, que podem prejudicar as cutículas e quebrar os fios, se eles ficarem desidratados demais. 

- Dormir com a cabeça molhada danifica o cabelo.
Verdadeiro: se o cabelo ficar molhado por muito tempo, como acontece quando você dorme, as escamas e as cutículas dos fios podem ser danificadas. 

- Quanto mais você escovar o cabelo, mais forte ele ficará.
Falso: escovação em excesso pode ferir o couro cabeludo e danificar os fios. Escova e pente devem ser usados com moderação e suavidade, o mínimo possível, mesmo para desembaraçar. Cabelo precisa de carinho. 

- Cortar as pontas dos fios ajuda o cabelo a ficar mais forte.
Falso: o cabelo cresce no mesmo ritmo cortando ou não as pontas. 

- Esfregar bastante o cabelo na hora de lavar o deixa mais forte.
Falso: esfregar demais provoca efeito contrário, ou seja, agride o cabelo e tira o brilho e a maciez. Aplique o shampoo e o condicionador suavemente, apenas massageando o cabelo com as pontas dos dedos, sem esfregar. 

- Produtos específicos para cabelos danificados realmente funcionam.
Verdadeiro: alguns shampoos e condicionadores contêm exatamente o que requer o cabelo danificado. É o caso da linha Palmolive Naturals Reparação Completa, cuja fórmula é enriquecida com extrato de geleia real e biotina de origem natural combinadas com o melhor da tecnologia, sem adição de sal**, repara três anos de danos em um mês*. 

Conheça melhor a linha Palmolive Naturals Reparação Completa.

*Dano devido a quebra, usando shampoo e condicionar vs. shampoo sem agente condicionante.

**Sem adição de cloreto de sódio.

Saiba mais